Quarta, 10 Agosto 2022 23:20

Projeto de Extensão “Oficina do som”: arte, cultura e música no IFMG - Campus Bambuí

Aula-show sobre música e política no Brasil, em abril de 2019. Aula-show sobre música e política no Brasil, em abril de 2019. Gabriel Oliveira

Por Gabriel Abílio de Lima Oliveira (gabriel.oliveira@ifmg.edu.br), Emerson Rodrigues Pimentel, Beatriz Moraes Alves e Giovanna Costa Ribeiro Oliveira

O Projeto de Extensão Oficina do Som: Espaço cultural de musicalização no IFMG nasceu de uma constatação prática: na escola, convergem concepções estéticas com relevante potencial de estudo e criação no campo artístico-cultural. O IFMG - Campus Bambuí não foge à regra, pois, sua comunidade acadêmica possui talentos dedicados às mais diversas manifestações artísticas, nomeadamente a música. Sob essa percepção artístico-cultural e pedagógica, o projeto desenvolve-se de modo a contribuir para a consolidação de um ambiente em que as referidas potencialidades se concretizassem através de atividades organizadas.

Em 2019, o Projeto organizou práticas musicais com diferentes temáticas e em diferentes eventos, a exemplo da Semana do Meio Ambiente e do Novembro Negro. Em 2020, quando já havia um espaço específico para suas atividades, houve a interrupção do ensino presencial e o início do isolamento em decorrência da pandemia de COVID-19. Tal mudança foi desafiadora, pois a consecução de um projeto musical depende, em grande parte, de encontros presenciais.

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Foto 1: Apresentação sobre samba e história no encerramento do Novembro Negro de 2019. 

Apesar das dificuldades, a equipe organizou-se remotamente e lançou mão do período de Ensino Não-Presencial para sistematizar estudos teórico-musicais que ainda não se haviam consolidado. Os encontros presenciais motivavam a prática e, por vezes, a teoria permaneceu em segundo plano. A partir de uma dinâmica educacional balizada pelas tecnologias da informação, emergiu a teoria, e a prática teve de ser reestruturada.

Em uma ambiência virtual descontínua e assimétrica, distinta dos arranjos lineares e síncronos do espaço escolar, abordaram-se os conceitos fundamentais da música, especificamente da harmonia tonal, através dos materiais didáticos do educador musical Ian Guest. Húngaro radicado no Brasil, Guest trabalhou em círculos artísticos privilegiados e consolidou um método prático aplicado à música popular. Suas lições são fundamentais para os que buscam uma iniciação musical robusta e, sobretudo, para um aprendizado teórico integrado ao conhecimento da música brasileira. 

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Foto 2: Bolsistas do projeto na apresentação de carnaval, em março de 2020.

Se a acomodação aos estudos teóricos ocorreu sem maiores percalços, o desenvolvimento de produções audiovisuais revelou-se mais desafiador. Sem práticas presenciais, cada integrante compunha gravações caseiras, posteriormente arranjadas em programas específicos. Com o tempo, tornou-se possível conformar produções audiovisuais. Estas não decorreram de escolhas aleatórias, mas de estudos interdisciplinares prévios, a partir dos quais dialogaram a Música e as Humanidades em geral. Destaca-se aqui o estudo sobre a Arte Moderna e o Modernismo brasileiro, que resultou no trabalho A construção de uma rapsódia virtual a partir dos estudos do Modernismo brasileiro, disponível nos Cadernos da XVIII Feira de Inovação e Produção Acadêmica do IFMG - Campus Bambuí

Apesar dos avanços na construção de uma dinâmica de ensino integradora, é preciso considerar possibilidades esboçadas na iminência do retorno às atividades presenciais. Para aprofundar o alcance das pontes entre comunidade acadêmica e sociedade, é desejável inter-relacionar o amplo espectro de manifestações artísticas, culturais e musicais. Para tanto, iniciaram-se diálogos com o Projeto Caminhadas poéticas, que, a exemplo do Projeto Oficina do som, conta com o apoio da Diretoria de Extensão, Esportes e Cultura. Ademais, sob os esforços da Diretoria Geral, da Diretoria de Administração e Planejamento, da Diretoria de Ensino e da Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, adquiriram-se equipamentos sonoros e instrumentos musicais relevantes para a intensificação da ação extensionista. 

Por fim, ao reconhecer a relevância da música na escola, os integrantes do Projeto Oficina do som aproveitam o espaço da Revista IFMG com Ciência para agradecer a todos os que contribuem com o aprofundamento das conexões entre a Arte, a Cultura e a Educação através da indissociabilidade entre a Extensão, o Ensino e a Pesquisa.

 

Última modificação em Sexta, 02 Setembro 2022 21:34

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