Quinta, 16 Junho 2022 02:18

Jack Responde: Quando e por que começaram a ser utilizados recipientes de vidro?

Ilustração do jacaré Jack diante de uma prateleira repleta de artigos de vidro, questionando a origem de suas utilizações. Ilustração do jacaré Jack diante de uma prateleira repleta de artigos de vidro, questionando a origem de suas utilizações. Amanda Iamaguchi

Olá pessoal!

Como sabemos, o vidro é um material muito versátil e que pode ser utilizado para diversos fins. A principal característica, que o diferencia de outros materiais, é sua capacidade de refletir luz ou de ser transparente. Na natureza, pode ser encontrado nas rochas vulcânicas, conhecidas como obsidianas. Nos desertos, o impacto dos relâmpagos com a areia é capaz de produzir tubos de sílica fundida, que são chamados de Fulguritas. Nos primórdios, os homens das cavernas faziam uso de pedaços lascados de obsidiana em ferramentas e armas, como pontas de lanças e flechas, em machados e facas. No Antigo Egito é onde se encontram os primeiros registros de vidros artificiais, sendo obtidos de modo acidental no processo de queima de cerâmicas, que sob presença de areias ricas em cálcio e ferro, combinadas com carbonato de sódio, poderia ter resultado na presença do vidro em tais peças.

A respeito desse incrível material, procuramos nesta semana responder a pergunta de um de nossos leitores, o estimado Eduardo Jacques, que gostaria de saber quando e por que começaram a ser utilizados recipientes de vidro. Para nos ajudar a responder, convidamos um professor do curso de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Bambuí, o prezado professor Rodrigo Herman da Silva.

Quando e por que começaram a ser utilizados recipientes de vidro?

Por Rodrigo Herman da Silva (rodrigo.herman@ifmg.edu.br)

O vidro por ser um material inerte, transparente, resistente e lavável era capaz de substituir com vantagens os outros materiais usados nos utensílios domésticos, os quais não permitiam ver o conteúdo (metal e madeira) ou alteravam o seu sabor (barro e madeira) ou não eram duráveis nem resistentes (barro e madeira). O problema é que a sua técnica de fabricação era mais complexa e artesanal o que o tornava um material de baixa produção e, portanto, de difícil acesso. O vidro passou a ser mais utilizado a partir do desenvolvimento da técnica de sopro, há cerca de 2.000 anos, e depois se popularizou de verdade, em meados de 1900, a partir da mecanização do seu processo de fabricação. Recentemente ele vinha perdendo espaço para os plásticos como o politereftalato de etileno (PET), mas vem retomando seu espaço por ser reutilizável e reciclável, ou seja, ecologicamente correto, por isso o vidro nunca sai de moda.

 

Última modificação em Quinta, 16 Junho 2022 11:42

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.