Quarta, 23 Novembro 2022 17:06

As tecnologias e o ensino de Física e Biologia

Imagem de um tablet ao lado de um computador. Imagem de um tablet ao lado de um computador. https://pixabay.com/pt/photos/m%c3%a3os-ipad-t%c3%a1bua-tecnologia-820272/

Por Daiane Ribeiro Ferreira; Maria Angela Rodrigues; Maryá Cristina Carvalho Tavares; Sílvia Letícia Cupertino dos Santos (silvia.leticia@ifmg.edu.br); Thiago Rerbert Silva Oliveira.

A tecnologia é algo indissociável da sociedade atual. O uso constante de aparelhos digitais e o acesso à internet configuram a realidade da maioria das pessoas, inclusive estudantes. Tal contexto reflete no comportamento dos jovens, a forma como se relacionam entre si, o que consomem de cultura e a maneira com que lidam com os estudos e tarefas escolares.

É considerando esses aspectos que se faz necessário repensar o currículo escolar, de modo que o cotidiano dos estudantes e a era em que vivem sejam fatores de relevância para se fazer educação e conduzir seu desenvolvimento. O projeto Uso de TDIC em sala de aula online e presencial como ferramenta de construção de uma aprendizagem crítica tem como intenção levar a cabo um estudo sobre o uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) em sala de aula, buscando a construção de uma aprendizagem mais interativa e mais voltada para a criticidade, compreendendo que devemos aproveitar o conhecimento tecnológico que os jovens já possuem alinhado a uma necessidade de se posicionar a partir dessas tecnologias em um mundo cada vez mais plural e multifacetado.

A pesquisa tem como foco o ensino de Física e Biologia, que são as licenciaturas oferecidas no IFMG-Campus Bambuí. Tem, portanto, o objetivo de integrar os conhecimentos construídos dentro do Campus àqueles saberes e práticas educativas locais, a fim de buscar contribuir com a promoção de um ensino mais conectado à realidade dos estudantes. Além de uma pesquisa aplicada, o projeto é também uma oportunidade de reflexão para estudantes das licenciaturas do IFMG-Campus Bambuí sobre sua formação inicial.

O projeto prevê o desenvolvimento de atividades interativas e inovadoras de física e biologia, porém essas práticas podem conter multidisciplinaridade com outras áreas do saber, para que essas atividades se tornem mais ativas. Além disso, pretende-se oportunizar aos alunos participantes da pesquisa se tornarem mais críticos e compreender a aplicabilidade do que aprendem na escola também no exercício cotidiano de sua cidadania.

Para que ocorra o desenvolvimento dessas atividades, é fundamental a dedicação do professor na realização das diversas tarefas que utilizam a tecnologia como ferramenta. Reconhecemos que, num primeiro momento, essas mudanças podem causar um certo desconforto. No entanto, é fundamental e essencial que o ensino se modifique e com isso, a forma de se fazer educação também se transforme.

Os alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Biologia já desenvolveram algumas possibilidades de atividades interativas utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. Essas atividades constam com questões de multidisciplinaridade que possibilitam o estudo e a investigação de determinados objetos a partir de uma visão abrangente e múltipla. Por meio deste método, os estudantes ganham uma visão ampla e mais profunda de determinados temas, uma vez que se dedicam nas diversas áreas do saber.

Um fator importante a ser destacado nesse projeto é a importância da utilização de diversas ferramentas tecnológicas para a sua aplicabilidade em sala de aula. Existem diversas ferramentas disponíveis para os professores, algumas delas são: Google formulários, Canva, Mindmeister, Kahoot, Jamboard, Padlet, Flippity, entre diversas outras possibilidades de levar a tecnologia e criatividade para o ambiente escolar, tornando a escola mais atrativa e dinâmica, e fazendo com que o aluno sinta cada vez mais prazer e entusiasmo nesse ambiente. Com isso, o aluno passa a absorver muito melhor o conhecimento e isso acaba refletindo em seus resultados de aprendizagem.

Última modificação em Quarta, 23 Novembro 2022 17:36