Por Ana Luísa Oliveira Ponciano Oliveira, Maria Dos Reis Pereira, Tauany Aparecida Braga, Gabriel de Castro Jacques (gabriel.jacques@ifmg.edu.br)
O louva-a-deus, da ordem Mantodea, é conhecido por sua postura peculiar e por ser um caçador implacável. Mas você sabia que ele é o único invertebrado conhecido com visão tridimensional (3D)? Essa habilidade, que permite calcular distâncias com precisão cirúrgica, o torna ainda mais eficiente na captura de presas.
Figura 1. Louva-a-deus com óculos 3D.
Fonte: https://images.app.goo.gl/7FmUBE6ZNhViZ2ru7
Assim como os humanos, o louva-a-deus consegue combinar duas imagens diferentes captadas por suas retinas para criar uma percepção de profundidade. Esse processo permite que ele avalie a exata posição de sua presa antes de lançar o ataque com suas poderosas pernas raptoriais.
O que torna essa descoberta ainda mais fascinante é que, enquanto nós contamos com um cérebro altamente desenvolvido para processar essa informação, o louva-a-deus faz isso com um cérebro minúsculo e muito mais simples.
Pesquisas em neurociência revelaram que a forma como esse inseto percebe a profundidade pode inspirar novos sistemas de visão para robôs, câmeras inteligentes e drones. Cientistas acreditam que algoritmos baseados na visão do louva-a-deus podem ajudar a criar máquinas mais eficientes, compactas e com melhor percepção espacial.
Ou seja, um pequeno inseto com uma habilidade extraordinária pode influenciar diretamente o futuro da tecnologia!
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.