Imprimir esta página
Quarta, 28 Mai 2025 16:35

Desenvolvimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Bambuí e região

Ambiente de inovação do IFMG-Campus Bambuí, que contempla salas de apoio e de encontro para reuniões e discussão de projetos. Ambiente de inovação do IFMG-Campus Bambuí, que contempla salas de apoio e de encontro para reuniões e discussão de projetos. Dos autores.

Por: Laura Semira Souza Sales, Bruno Pellizzaro Dias Afonso, Cláudio Ribeiro de Sousa, Francisco Heider Willy dos Santos, Amanda Soriano Araújo Barezani (amanda.barezani@ifmg.edu.br)

No cenário acadêmico atual, aliado aos desafios econômicos, torna-se essencial integrar ações em ambientes de inovação às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Essas iniciativas devem contribuir para a formação de discentes, docentes e toda a comunidade, promovendo a inserção de práticas empreendedoras como meio de aplicar os conhecimentos adquiridos e criar alternativas para geração de renda. Essa integração fortalece o papel da instituição ao ampliar seu impacto regional, impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar a troca de conhecimento entre a academia e o mercado.

A implantação de Ambientes de Inovação pelo IFMG e sua efetiva operação podem diminuir as desigualdades regionais, promovendo a descentralização desses espaços para pequenas cidades do interior e cumprindo seu papel social de criação de soluções tecnológicas e geração de renda. Nesse contexto, o presente projeto objetiva dar continuidade ao desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Bambuí e região por meio do Ambiente de Inovação.

A modelagem dos ambientes de inovação foi elaborada com base nas características do campus de  Bambuí, cuja vocação econômica está ligada à agricultura, ao comércio e à presença limitada de indústrias. Diante disso, optou-se pela criação de uma Pré-incubadora, uma Incubadora e um Espaço Maker, voltados para o desenvolvimento de empreendimentos de alunos. Esses espaços têm como objetivo atender às principais dificuldades identificadas entre os discentes, como risco do negócio, falta de recursos financeiros, ausência de networking, burocracia e proteção da propriedade intelectual.

O projeto busca fomentar o empreendedorismo por meio da oferta de infraestrutura e suporte técnico, possibilitando mentorias com professores e profissionais de áreas complementares, como gestão e marketing. Além disso, há esforços para aproximar os alunos de eventos e iniciativas voltadas à inovação e ao empreendedorismo, ampliando suas redes de contato e oportunidades de aprendizado.

Até o momento, diversas ações foram realizadas, incluindo encontros periódicos que reuniram docentes e discentes para discutir projetos e promover sua continuidade. Editais para pré-incubação e incubação já finalizados, e eventos como o II AGITA, realizado nos dias 23 e 24 de agosto, destacaram-se entre as iniciativas implementadas. Essas ações têm fortalecido o ecossistema local, promovendo a interação entre a comunidade acadêmica e o mercado e criando condições para o desenvolvimento de ideias inovadoras e empreendedoras.

Com essa abordagem integrada, o IFMG - Campus Bambuí reforça seu papel como agente transformador, contribuindo para o desenvolvimento regional e promovendo a inovação como alicerce para o crescimento sustentável e a inclusão social.


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.