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Por: Luana Paula F. Santos, Isamara Maria Ferreira, Gabriel Henrique Oliveira Silva, Davi Gomes de Lima, Fernanda Nunes Cabral (fernanda.cabral@ifmg.edu.br)
Em relação ao conteúdo de botânica, muitos professores relatam adversidades em integrar o assunto ao cotidiano dos alunos, além de dificuldades na realização de aulas práticas. Recursos didáticos possuem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pri
Por: Maryelen Aparecida da Silva , Ana Flávia Silveira Santos , Jackie Anne Silvério de Souza , Luana Martellote Guerra Mendes e Clarice Silva Cesário (clarice.silva@ifmg.edu.br).
A observação de aves é uma atividade que promove uma profunda conexão com o ambiente natural, proporcionando uma experiência tanto cognitiva quanto emocional. Ao observar as aves em seus habitats naturais, o praticante desenvolve uma sensibilidade p
Por: Luisa Christo dos Santos, Adilaine de Souza Anício, Lucas Camilo Germano, Ricardo Cruz Vargas e Clarice Silva Cesário (clarice.silva@ifmg.edu.br).
O Grupo de Estudos em Animais Silvestres do IFMG - Bambuí (GEAS) existe desde 2016, se propondo a ações cada vez mais diversificadas e dinâmicas, dentro e fora do Campus (Figura 1). Ele impacta positivamente na formação de estudantes, no desenvolvimento institucional e sobre a
Por: Thamiris Delabrida Silva; Clara Suprani Marques; Brenda dos Santos Bispo; Samuel Araújo de Oliveira.
O conceito de alimentos funcionais baseia-se na adição de ingredientes com componentes ativos, como prebióticos e probióticos, em produtos alimentícios. As culturas probióticas são microrganismos vivos que atuam como suplementos alimentares, comprovadamente benéficos para a saúde intestinal e para a qualidade nutricional dos alimentos, sendo especi
Por: Igor Mariano da Cruz Paula, Júlia Silva Vieira de Souza, Gabriel de Castro Faria, Jenyfer Cristine da Silva Santos e Fernanda Nunes Cabral (fernanda.cabral@ifmg.edu.br)
Os veículos de comunicação e informação têm mudado ao longo do tempo. O jornal, o rádio, a televisão e a internet foram, em linhas gerais, os principais meios de comunicação da históri
Por: Mateus Vinícius Carvalho Simões; Amanda Iamaguchi; Alessandra de Fátima Barcelos; Yslan Santos da Silva; Rafaela Corrêa Pereira (rafaela.correa@ifmg.edu.br)
Diante do aumento da expectativa de vida da população e da maior preocupação com a qualidade de vida, a demanda por produtos mais saudáveis tem aumentado exponencialmente. O consumidor, cada vez mais exigente e com menos tempo para preparar refei&c
Por: Bárbara Barros Silveira, Karen Ariane Santos, Milena Souza Silva, Thalia Sílvia Alves e Amanda Camilo Graciano
Nos últimos anos a busca por uma alimentação natural para os animais de companhia tem aumentado. Devido às mudanças na relação entre pets e ser humano, os tutores têm se preocupado expressivamente com a saúde e a nutrição dos seus animais, e buscado formas não artificiais de refeições para suprir as nec
Por: Daniel Victor Nogueira Alexandre, Amanda Camilo Graciano e Luiz Carlos Machado
Na disciplina “Nutrição de não ruminantes” do IFMG – Campus Bambuí, os estudantes aprendem e são estimulados a desenvolverem suplementos vitamínicos e minerais para animais. Neste contexto, o estudante de graduação em Zootecnia Daniel Victor teve a brilhante ideia de buscar uma alternativa para cães com queda de pelo. Há que se salientar que há
Por Willian Mendes Gonçalves, Rafaella Coelho de Paula Silva Bruno, Gabriel de Castro Jacques (gabriel.jacques@ifmg.edu.br)
Mesmo sendo uma ciência antiga, a Zoologia conquistou destaque no currículo educacional apenas na metade do século XX. No Brasil, o ensino de Zoologia é abordado nas disciplinas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental e em Biologia no Ensino Médio, possuindo como objetivo o estudo dos animais e suas rela&cc
Por Alessandra Gomes da Silva (alesilva2810@gmail.com) e Rosalvo Alves da Silva (rosalvoalves06@gmail.com)
Durante o terceiro período do curso de Licenciatura em Educação Física, foi desenvolvido um projeto de extensão cujo objetivo foi promover o desenvolvimento das crianças e o aprendizado através de jogos, brinquedos e brincadeiras, proporcionando também um direito cultural