Quarta, 15 Outubro 2025 17:36

NaturePlay: Aprender jogando com o meio ambiente

Figura 1. Estande do protótipo do e-book na FIPA. Figura 1. Estande do protótipo do e-book na FIPA. Dos autores

Por: Lucas Camilo Germano, Matheus Brandão Souza, Milena Teixeira Barbosa e Clarice Silva Cesário (clarice.silva@ifmg.edu.br)

Nos tempos de hoje, nota-se uma preocupação em sensibilizar as crianças e adolescentes para que desenvolvam uma consciência em prol da natureza. Sendo assim, há a necessidade em trabalhar as temáticas que envolvem a Educação Ambiental e a Educação para as Mudanças Climáticas.

Nesse sentido, alguns estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG - Campus Bambuí, estão elaborando um e-book em colaboração com o GEAS, Grupo de Estudos em Animais Silvestres, do mesmo Campus, que conterá de trinta a quarenta jogos relacionados à temática ambiental. Quando o conhecimento é construído de forma divertida, lúdica, participativa, contextualizada e a partir de ferramentas ativas de ensino, a exemplo dos jogos, tem-se uma maior efetividade das ações educativas e maior é o efeito multiplicador entre os envolvidos. Por essa razão, estamos desenvolvendo e selecionando atividades práticas gamificadas nas temáticas ambientais para serem adotadas em ambientes escolares, como por exemplo:

I) Árvores e morcegos: Ensina sobre os hábitos noturnos e o uso de sonar pelos morcegos, desmistificando preconceitos. Apresenta espécies diversas, incluindo as "fofinhas" e as consideradas "feias", explicando suas adaptações e destacando a importância desses animais na natureza.

II) Caça às Cores: Um jogo sobre coleta seletiva que ensina a separar resíduos de forma lúdica, promovendo consciência ecológica, cooperação, observação e resolução de problemas. Ideal para crianças a partir de 5 anos, incentiva o cuidado com o meio ambiente de maneira divertida e educativa.

É importante ressaltar que a ideia do projeto surgiu durante um curso de capacitação em que estudantes do GEAS e GETAB, Grupo de Estudos em Taxonomia e Aplicações Botânicas, promoveram e participaram, entre os dias 17/06 e 22/06/2024, no Parque Nacional da Serra da Canastra. Ao final do curso, cada grupo participante apresentou um trabalho de conclusão e um deles continha as ideias iniciais e algumas atividades para comporem o e-book NaturePlay. Na ocasião foram propostas 10 atividades. Posteriormente foram acrescentadas outras colaborações de docentes de dentro e fora da instituição, e atualmente o material conta com um total de 18 jogos. A intenção é que o e-book contenha de 30 a 40 jogos, portanto novas seleções e construções estão em andamento.

Com essa iniciativa e outras que envolvem as áreas de ensino em Ciências e Matemática, tem sido desenvolvido um laboratório no Campus, o LaECeM (Laboratório de Ensino em Ciências e Matemática) que, dentre outros propósitos, pretende dispor de um acervo de atividades diversificadas para serem usadas pela comunidade em atividades de ensino, dentro e fora do IFMG.


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.