Sobre

A Revista IFMG Com Ciência é um projeto idealizado por membros do Núcleo Estratégico de Apoio à Pesquisa (NEAP) do IFMG – Campus Bambuí com o propósito de promover a divulgação dos trabalhos e projetos realizados na instituição e de interagir com os seus leitores, possibilitando que dúvidas e questionamentos relacionados às diferentes áreas do conhecimento possam ser sanados e veiculados.

Visando atingir um público maior, a Revista IFMG Com Ciência se encontra implementada de duas formas, uma on-line, em formato de blog, e outra off-line, em formato PDF.

A revista conta com três seções, sendo elas:

1. "IFMG em Ação"que tem como propósito a divulgação dos trabalhos e projetos realizados no IFMG pelos servidores e alunos da instituição;

2. "Você Sabia?" - que tem como finalidade apresentar curiosidades sobre temas relevantes de diferentes áreas do conhecimento;

3. "Jack Responde" - que consiste numa seção de perguntas e respostas na qual ilustrações amigáveis do seu mascote, o jacaré Jack, são utilizadas para interagir e responder aos leitores da revista, utilizando sempre uma linguagem acessível e atrativa para toda a comunidade.

Um grande personagem de nossa revista e ícone da seção "Jack Responde", o jacaré Jack, uma caricatura do famoso jacaré que vive na lagoa principal do IFMG - Campus Bambuí, é usado para interagir e responder às dúvidas enviadas pelos leitores da Revista IFMG Com Ciência.

Em sua versão on-line, a Revista IFMG Com Ciência traz a possibilidade de seus leitores submeterem textos, que são avaliados pelo corpo editorial da revista, para publicação. Na outra frente, a off-line, os textos publicados no blog são organizados em edições em PDF, de veiculação quadrimestral, a partir de 2024, que contém um compilado das publicações de sua versão on-line.

Como resultados, espera-se que a Revista IFMG Com Ciência traga visibilidade ao nome da instituição, que também informe sobre as atividades de pesquisa e extensão em andamento no IFMG – Campus Bambuí e que sirva de fonte de pesquisa e estudo a todos os que se interessarem, disponibilizando assim conhecimento de uma forma prática e descomplicada a toda população.

Edições em PDF da Revista IFMG Com Ciência: 

Volume 1, Número 1 - Outubro 2021 

Volume 2, Número 1 - Janeiro 2022

Volume 2, Número 2 - Junho 2022

Volume 2, Número 3 - Agosto 2022

Volume 2, Número 4 - Dezembro 2022

Volume 3, Número 1 - Junho 2023

Volume 3, Número 2 - Setembro 2023

Volume 4, Número 1 - Janeiro 2024

ISSN: 2965-7520

Conselho Editorial

Alda Ernestina dos Santos - Editora chefe

Barbara da Silva Santiago - Chefe da seção “Você sabia?”

Claudimar Junker Duarte - Editor assistente da seção “Jack Responde”

Gabriel de Castro Jacques – Chefe da seção “IFMG em Ação”

Joana Zafalon Ferreira – Editora Assistente da seção “IFMG em Ação”

Marcos Alves de Faria – Chefe da seção “Jack responde”

Ilustradora

Amanda Iamaguchi Fantini Ribeiro

Contato

Instituto Federal de Minas Gerais - campus Bambuí

Endereço: Faz. Varginha - Rodovia Bambuí/Medeiros - Km 05 - Caixa Postal 05 - Bambuí - MG - CEP: 38900-000

Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação 

E-mail: ifmgcomciencia.bambui@ifmg.edu.br