Validação e proposição de aperfeiçoamentos em interfaces de software para alunos com TDAH: um estudo no AVA do IFMG - Campus Bambuí
Por: Letícia Moreira Leonel (leticiamoreiraleonel0318@gmail.com), Cláudio Ribeiro de Sousa (claudio.desousa@ifmg.edu.br)
A transformação digital muda a forma como aprendemos e interagimos, mas a falta de acessibilidade e a inadequação das interfaces ainda são barreiras para muitos usuários, especialmente aqueles com necessidades específicas, como estudantes diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Este estudo buscou abordar essa lacuna ao propor melhorias no design de interfaces do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle utilizado no IFMG-Campus Bambuí, visando promover uma experiência mais inclusiva e eficiente para esses alunos.
O objetivo principal foi desenvolver e validar diretrizes específicas para a interface do AVA Moodle, levando em conta as dificuldades enfrentadas por estudantes com TDAH. Para isso, o trabalho incluiu uma análise, identificação de problemas de usabilidade, propôs uma validação dessas observações com estudantes diagnosticados e a formulação de propostas de melhoria. Essas diretrizes, uma vez implementadas, têm o potencial de beneficiar não apenas o público-alvo do estudo, mas também servir como modelo para outras instituições de ensino que utilizam o Moodle ou plataformas similares.
A metodologia do projeto foi estruturada em quatro etapas principais. Na etapa inicial, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangente sobre Interação Humano-Computador (IHC), TDAH e técnicas de usabilidade. Em seguida, uma análise e avaliação da versão mais recente do Moodle foi conduzida e utilizou métodos de inspeção, que é uma avaliação sem a participação de usuários para mapear áreas problemáticas da interface. Por fim, os dados serão tabulados e analisados, formando a base para a criação de diretrizes de melhoria da interface.
Os resultados obtidos até o momento revelaram problemas que comprometem a usabilidade do AVA Moodle para estudantes diagnosticados com TDAH. Entre os desafios identificados, destaca-se a ausência de hierarquia clara de informações, o que dificulta a identificação de tarefas e prazos importantes. A interface apresenta sobrecarga cognitiva devido à disposição confusa dos elementos visuais, o que aumenta o esforço necessário para navegar na plataforma. Além disso, foram observados contrastes inadequados para notificações e alertas. Outro problema relevante é a navegação pouco intuitiva, caracterizada pelo excesso de cliques para acessar informações básicas, o que pode gerar distração e frustração nos usuários.
Esses pontos identificados evidenciam a necessidade de adaptações para tornar a interface do AVA Moodle mais acessível para esses estudantes. O estudo aponta, por exemplo, para a importância de uma hierarquia visual clara, com priorização de informações essenciais diretamente na página inicial. A introdução de recursos como modos de contraste ajustáveis e a reorganização da interface para reduzir o excesso de informações são melhorias que podem trazer impactos significativos. Até agora, as etapas iniciais da pesquisa demonstraram problemas na interface para o contexto educacional.
Figura 1 – AVA Moodle do IFMG - Campus Bambuí.
Fonte: Autoria própria
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.