Quinta, 24 Julho 2025 00:14

Jack Responde: Se a Terra não é plana, por que ao andarmos em linha reta não caímos num abismo?

Imagem do Jack a beira de um abismo Imagem do Jack a beira de um abismo Amanda Iamaguchi

Olá, caros leitores!

No texto desta semana publicamos um texto respondendo a uma pergunta enviada pela Lara Rodrigues, que gostaria de saber o porquê de não cairmos em abismos ao andarmos em linha reta, já que a Terra não é plana. Para nos ajudar a responder, contaremos com a colaboração da professora de Geografia Daniela Martins Cunha, que atua no IFMG - campus Governador Valadares.

Jack Responde: Se a Terra não é plana, por que ao andarmos em linha reta não caímos num abismo?

Por: Daniela Martins Cunha (daniela.cunha@ifmg.edu.br)

O formato original da Terra recebe o nome de Geóide, com um achatamento nos polos e maior largura na região do Equador (Figura 1). A Geóide é a representação física da Terra que se baseia na força gravitacional, no movimento de rotação realizado pela Terra e acompanha as variações de estruturas da Terra como o nível médio das águas dos mares. Por isso é uma superfície muito irregular, comparada por alguns, à uma bola murcha.

geo imagem 1

Figura 1: Geóide
Fonte: https://www.embratop.com.br/noticias/o-que-e-geoide/

E é devido a força de gravidade e a curvatura da Terra que não caímos em um abismo ao andarmos em linha reta pela superfície terrestre. A força gravitacional ou gravidade é uma força de atração entre todos os corpos que possuem massa. Todo objeto, estrutura e/ou corpo com massa gera um campo gravitacional, sendo que a intensidade do campo irá depender do volume de massa do objeto, estrutura e/ou corpo. É a força de gravidade que faz os planetas girarem em torno do Sol e os objetos que soltam de nossas mãos, como um copo, caírem em direção à Terra.

Dessa forma, a mesma força de gravidade que influencia na forma da Terra nos puxa em direção ao seu centro, especialmente devido a grande massa terrestre. A força de gravidade nos mantém firmes no chão, assim como atrai o copo ou qualquer outro objeto que caia de nossa mão.

O tamanho da Terra, por sua vez, influencia em nossa percepção de sua curvatura. O que conseguimos caminhar são distâncias muito pequenas quando comparado ao tamanho da curvatura da Terra. Assim, a sensação que se tem é a de caminhar em superfície plana mesmo quando caminhamos por superfícies ligeiramente curvas da Terra.

A curvatura da Terra somente será percebida por nossos olhos em longas distâncias. Quando estamos na praia, por exemplo, e olhamos para o mar, a sensação que se tem é a de que o mar termina no horizonte, quando, na verdade, é a curvatura da Terra que está escondendo a sua continuidade.

Portanto, e em resumo, a gravidade e a curvatura da Terra trabalham juntas. A gravidade nos mantém firmes no chão e a pequena curvatura da Terra não permite que caiamos em um abismo quando caminhamos em linha reta.

Última modificação em Quinta, 24 Julho 2025 00:44

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.