×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 414
Quinta, 04 Agosto 2022 00:51

Por que sentimos "frio na barriga"?

Boneco de madeira com frio na barriga Boneco de madeira com frio na barriga https://pxhere.com/pt/photo/481917?utm_content=shareClip&utm_medium=referral&utm_source=pxhere

Por Amanda Fonseca Couto (afonseca1103@gmail.com)

Em momentos de fortes emoções é bem provável que você já tenha sentido o famoso “frio na barriga”. Para alguns, a sensação é agonizante e para outros é até mesmo procurada, mas você sabe o que está por trás dessa sensação?

Tudo começa no nosso sistema nervoso autônomo (SNA), que é a parte do nosso organismo responsável por ações que não podemos controlar, como os batimentos cardíacos, os movimentos peristálticos do intestino e até o tamanho das nossas pupilas. O SNA pode ainda ser dividido em duas classes, separadas pelas suas diferentes funções: o sistema nervoso parassimpático (SNP) e o sistema nervoso simpático (SNS).

O SNP é o que está no controle principalmente quando estamos calmos, relaxados, focando os recursos energéticos do nosso corpo principalmente na digestão e diminuindo as frequências cardíaca e respiratória.

Já o SNS é o oposto. Ele é ativado quando estamos em estado de alerta e por isso que ele também é conhecido como sistema de “Luta ou Fuga”.

Para preparar nosso organismo para sobreviver a uma situação de estresse, o SNS redireciona o fluxo sanguíneo, que em repouso era direcionado aos órgãos digestivos, para os músculos periféricos, fazendo com que eles tenham recursos o suficiente para trabalhar em um “possível combate”. Essa mudança ocorre por meio de um processo chamado vasodilatação e vasoconstrição.

Esses dois processos ocorrem ao mesmo tempo durante a ativação simpática, dessa forma, os vasos sanguíneos direcionados para os músculos se dilatam (vasodilatação), aumentando seu tamanho e permitindo a chegada de uma maior quantidade de sangue nesse tecido e os vasos sanguíneos dos órgãos digestivos, como estômago e intestino, se constringem (vasoconstrição), diminuindo o fluxo sanguíneo para esses órgãos. A vasoconstrição que ocorre no abdômen acontece de forma tão brusca que altera rapidamente a pressão sanguínea visceral e é essa mudança rápida na pressão que é sentida por nós como um “frio na barriga”.

Lembrado que o “frio na barriga” é uma resposta comum em diferentes tipos de sensações, causadas por estímulos físicos e psicológicos e, por mais que esteja relacionado ao estado de “luta ou fuga”, nem sempre está ligado aos sentimentos ruins, sendo sentido muitas vezes quando estamos muito alegres ou até mesmo apaixonados.

Última modificação em Quinta, 04 Agosto 2022 04:22

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.