Quarta, 25 Janeiro 2023 17:44

A ocorrência de Brucelose Canina no município de Bambuí - MG e sua importância para a saúde pública

Alunos de Iniciação Científica do curso de Medicina Veterinária do Campus Bambuí do IFMG no projeto de castração, sob a supervisão da docente Michelle de Paula Gabardo. Alunos de Iniciação Científica do curso de Medicina Veterinária do Campus Bambuí do IFMG no projeto de castração, sob a supervisão da docente Michelle de Paula Gabardo. Professora Michelle de Paula Gabardo

Por Fernanda Morcatti Coura (fernanda.coura@ifmg.edu.br); Vitória Hellen Sousa Pinheiro; Maria Luíza Lima Ribeiro; Michelle de Paula Gabardo; Carine Rodrigues Pereira.

A brucelose é uma doença de distribuição mundial causada por bactérias do gênero Brucella que afetam diversas espécies de animais, dentre elas, os cães. Com um contato cada vez mais próximo e com uma importância cada vez maior nas famílias, a prevenção de infecções nestes animais deve ser sempre uma prioridade, principalmente considerando-se as zoonoses (enfermidades transmitidas dos animais para os seres humanos), como é o caso da brucelose.

O principal causador dessa doença nos cães é a bactéria Brucella canis, transmitida pelo contato com restos de placentas contaminados, fetos abortados e secreções vaginais, causando graves sintomas reprodutivos, como aborto no final da gestação, retenção de placenta, nascimento de filhotes fracos ou morte após o nascimento.

O risco de transmissão da doença dos animais para os seres humanos se apresenta principalmente para aqueles que manipulam a bactéria em laboratório, que trabalham em canis de reprodução, e que são expostos a animais infectados e seus materiais contaminados. Geralmente não há manifestações clínicas nos cães, sendo a maioria dos animais assintomáticos (sem sintomas aparentes).

Seu diagnóstico pode ser realizado de diferentes maneiras, o diagnóstico clínico no animal pode levantar a suspeita da doença, porém a enfermidade só pode ser confirmada a partir de exames laboratoriais. O diagnóstico bacteriológico é considerado o teste de referência, no qual é possível isolar a bactéria e, dessa forma, confirmar qual a espécie de Brucella que causou a doença. Já o diagnóstico sorológico, é um método prático e rápido de ser executado e é o mais utilizado atualmente para a identificação da Brucella canis nos cães.

A utilização de animais em campanhas de castração para a identificação de doenças é uma prática de pesquisa frequente e que permite a coleta de diversas informações importantes. Sendo assim, com o objetivo de estudar a ocorrência de brucelose em cães no Município de Bambuí-MG, as professoras do IFMG - Campus Bambuí, Fernanda Morcatti Coura, Michelle de Paula Gabardo e Carine Rodrigues Pereira, juntamente com as bolsistas de iniciação científica Vitória Hellen Sousa Pinheiro e Maria Luíza Lima Ribeiro, ambas do curso de Medicina Veterinária do Campus, em parceria com o Departamento de Biologia Molecular e Laboratório Epidemiologia Molecular e Biologia Celular da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolveram o projeto de pesquisa no qual serão coletadas amostras de sangue de cães que participarem da campanha de castração no município, durante 12 meses. A técnica utilizada será por meio da detecção de anticorpos com um teste denominado Imunodifusão em Ágar-Gel (IDGA), que permite identificar se os animais entraram em contato com a bactéria que causa a brucelose.

Visto a ampla distribuição geográfica da brucelose canina no Brasil, somado a sua importância na saúde pública, esse trabalho ampliará o conhecimento sobre essa zoonose, abordando os aspectos epidemiológicos, bem como as estratégias de controle e prevenção, focando em identificar a frequência de brucelose canina e os fatores de risco para a doença no município. Para que seja possível a realização do projeto, os tutores que participam das campanhas de castração deverão responder um questionário com 35 questões objetivas contendo perguntas sobre as condições do habitat dos animais e alguns dados sociais. Na fotografia abaixo, os alunos de iniciação científica do curso de Medicina Veterinária do Campus Bambuí trabalham na coleta de dados do projeto.

Imagem 1 alunos Easy

Alunos de iniciação científica do projeto na coleta de dados dos questionários, em setembro de 2022.
Fonte: professora Michelle de Paula Gabardo

A partir dos resultados, espera-se estimar a ocorrência de brucelose na população canina de Bambuí e o mapeamento das possíveis áreas de risco, visto que a doença já foi identificada em estudos no Brasil e em Minas Gerais. Além disso, será a porta de entrada para o desenvolvimento de outras pesquisas e de projetos que visem à conscientização da população em testar seus animais para as diferentes doenças, auxiliando na prevenção e no controle da disseminação de doenças nos cães.

Última modificação em Quarta, 25 Janeiro 2023 18:10