Quarta, 08 Setembro 2021 14:32

Jack Responde: Pessoas carecas usam touca na natação?

Descrição da imagem:  Desenho do jacaré Jack, mascote do IFMG Campus Bambuí, sentado num ginásio diante de uma piscina e pensando se pessoas carecas utilizam touca na natação, enquanto isso, várias pessoas carecas estão sentadas ao lado do Jack e todos estão assistindo um homem careca, sem touca, de sunga azul e óculos de natação nadar. Descrição da imagem: Desenho do jacaré Jack, mascote do IFMG Campus Bambuí, sentado num ginásio diante de uma piscina e pensando se pessoas carecas utilizam touca na natação, enquanto isso, várias pessoas carecas estão sentadas ao lado do Jack e todos estão assistindo um homem careca, sem touca, de sunga azul e óculos de natação nadar. Ilustrado por Amanda Iamaguchi

Olá galerinha!

Nesta semana estarei respondendo uma pergunta do nosso leitor Eduardo Jacques, que quer saber se pessoas carecas utilizam touca na natação! 

Para responder à pergunta, eu pedi auxílio da nossa querida professora de Educação Física do IFMG Campus Bambuí: Regiane Maria Soares Ramos.

Pessoas carecas usam touca na natação?

Por Regiane Maria Soares Ramos (regiane.ramos@ifmg.edu.br)

Não precisa, mas, se vai nadar durante o dia, em locais a céu aberto (ou sem cobertura), sugiro usar, pois o couro cabeludo exposto ao sol pode sofrer queimaduras de primeiro grau. Além disso, a touca protege o couro cabeludo dos produtos químicos da piscina. Num dia frio, usar a touca ajuda a manter o corpo aquecido, pois a maior parte do calor do corpo geralmente escapa pela cabeça. Portanto, a touca de natação ajudará a mantê-lo mais quente por mais tempo.

Para atletas carecas, o uso da touca é opcional.

Os atletas que competem sem touca geralmente são carecas. É comum rasparem todo o cabelo (e todo o pelo do corpo) durante a competição para diminuir o atrito com a água e atingir maior velocidade.

Os atletas carecas que utilizam a touca de natação geralmente as usam com o intuito de manter o óculos de natação mais firme na cabeça. Inclusive, alguns atletas preferem utilizar duas toucas: após a primeira touca, colocam o óculos e, em seguida, a segunda touca.

Última modificação em Quarta, 08 Setembro 2021 15:29

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.