Desafios da Aprendizagem Online: Como o TDAH Impacta a Usabilidade do AVA Moodle
Por Letícia Moreira Leonel (leticiamoreiraleonel0318@gmail.com); Cláudio Ribeiro de Sousa (claudio.desousa@ifmg.edu.br); Gabriel da Silva (gabriel.silva@ifmg.edu.br).
No mundo de hoje, as instituições de ensino estão cada vez mais adotando ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para garantir que o ensino de qualidade alcance a todos, independentemente de onde estejam. E isso é importante, especialmente após a pandemia de COVID-19, que forçou uma rápida transição para o ensino online.
Mas e se você soubesse que, para algumas pessoas, essa transição representa um grande desafio? É o caso de indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH afeta entre 5% e 8% das pessoas no mundo, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), e pode tornar tarefas cotidianas, como organização e concentração, um verdadeiro desafio.
Em um mundo onde a aprendizagem virtual é cada vez mais comum, a usabilidade de ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle, torna-se fundamental. Essas plataformas devem ser não apenas usáveis, mas também acessíveis, de modo a atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH.
Por meio do projeto “DESIGN DE INTERFACES DE SOFTWARE VOLTADAS PARA PESSOAS COM TDAH: proposta de diretrizes para ambiente virtual de aprendizagem”, a aluna Letícia Moreira Leonel, estudante do curso de Engenharia de Computação do IFMG Bambuí, e os professores Claudio Ribeiro de Sousa e Gabriel da Silva, do curso de Engenharia da Computação do IFMG Bambuí, identificaram, durante uma análise do AVA Moodle, uma série de desafios que podem afetar a experiência dos alunos com TDAH:
1. Estrutura desorganizada: O layout da plataforma muitas vezes carece de organização, o que pode dificultar a navegação e a concentração.
2. Falta de organização das cores: A ausência de opções de personalização das cores da interface pode ser um obstáculo para alunos que se beneficiariam de estímulos visuais.
3. Falta de avisos: Informações sobre prazos muitas vezes não estão claramente visíveis na página principal, tornando o acompanhamento das atividades um desafio.
4. Notificações repetitivas: As notificações sobre atividades próximas não fornecem informações específicas, o que pode levar a confusão e distração.
5. Tipos de arquivos disponibilizados: A necessidade de acessar links separados para visualizar documentos pode ser um obstáculo para a concentração.
6. Ausência de gamificação: A falta de elementos de gamificação pode reduzir o engajamento dos alunos, especialmente aqueles com TDAH, que se beneficiariam de estímulos emocionais.
Identificar esses desafios é apenas o primeiro passo. O próximo é elaborar propostas de melhoria para o AVA Moodle. Afinal, o objetivo é garantir que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, possam aproveitar ao máximo os recursos educacionais disponíveis.
O TDAH não deve ser um obstáculo para a educação de qualidade. À medida que continuamos a adaptar nossos métodos de ensino ao mundo digital, é fundamental que também adaptemos nossas ferramentas para atender às necessidades de todos os estudantes.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.