Quarta, 31 Agosto 2022 22:54

Cartilha de orientações básicas para primeiros socorros

Capa da cartilha de orientações básicas para primeiros socorros Capa da cartilha de orientações básicas para primeiros socorros Regiane Maria Soares Ramos e Márcio Reis Costa

Por Regiane Maria Soares Ramos (regiane.ramos@ifmg.edu.br) e Márcio Reis Costa (marcio.costa@ifmg.edu.br)

O IFMG Campus Bambuí conta com um amplo espaço (área total de 328,76 hectares e cerca de 40 mil metros quadrados de construções). Possui características de uma fazenda e, ao mesmo tempo, laboratórios e equipamentos com alta tecnologia para atender as mais diversas áreas a nível técnico (Ensino Médio Integrado e Subsequente) e superior (Cursos de graduação e pós-graduação) para mais de 2 mil alunos. Além disso, o Campus possui amplos espaços para a prática de atividades físicas e de lazer. Dessa forma, o Campus se configura como ambiente escolar, de trabalho e até mesmo doméstico, pois pode acomodar até 248 estudantes nos alojamentos da Moradia Estudantil.

Diante desta complexidade de ambientes, mesmo com a adoção de estratégias de segurança preventivas, o Campus Bambuí não está isento da ocorrência de acidentes, pois são acontecimentos fortuitos e inesperados. Diante disso, a Cartilha de Orientações Básicas Para Primeiros Socorros foi elaborada com a finalidade de informar os procedimentos básicos de primeiros socorros embasados nos tipos de acidentes mais corriqueiros no Campus Bambuí, a fim de preparar a comunidade para atuar na primeira abordagem de um acidente, prestar cuidados iniciais até a chegada do atendimento e/ou transporte ao serviço especializado e evitar medidas precipitadas que possam agravar a situação ou até mesmo colocar em risco a vida de um acidentado.

A cartilha, que reproduz técnicas simples e já conhecidas, não tem a finalidade de formar socorristas. É um material com informações técnicas básicas sobre primeiros socorros elaborado pelo Técnico em Enfermagem responsável pelo Setor ambulatorial da Coordenadoria de Assuntos Estudantis e pela Docente de Educação Física responsável pelo Supervisão do Serviço de Apoio ao Esporte e Lazer do Campus Bambuí.

Após vários anos de atuação no Campus e da experiência profissional de ambos, foi possível constatar que a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre procedimentos básicos de primeiros socorros ou utilizam informações adquiridas pelo senso comum, muitas vezes equivocadas, que podem agravar situações corriqueiras como: picadas de insetos, queimaduras, feridas, distensões ou até mesmo fraturas. Como o Campus é muito grande e possui uma complexidade de ambientes, surgiu a ideia de criar esta cartilha.

Os tipos de acidentes abordados nesta cartilha são: pequenos ferimentos (escoriações); controle de pequenas hemorragias; sangramento no nariz; desmaio; crise convulsiva; queimaduras; envenenamento e intoxicações; engasgo e asfixia; suspeita de fratura, luxação, entorse; distensão muscular; cãibras; acidentes por animais peçonhentos e mordida de animais. A cartilha também informa números de telefone para emergência, como, o ramal do Ambulatório Médico do Campus, da Coordenadoria de Assuntos Estudantis, o Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da cidade de Bambuí.

Buscou-se abordar cada acidente citado anteriormente de maneira pontual e de fácil entendimento e execução. Dessa forma o conteúdo da cartilha possibilita, também, sua utilização em outros locais para além do Campus, como em outras escolas e no ambiente doméstico familiar, por exemplo.

É importante destacar que não é pretensão dos organizadores que esta cartilha seja por si só um instrumento capaz de resolver todos os problemas dos muitos e variados acidentes possíveis no Campus, mas ainda que ela seja uma única fonte de informações pronta, é incompleta e necessitará de frequentes atualizações.

Além do ebook, será disponibilizado um exemplar impresso da Cartilha e um kit de primeiros socorros básicos em locais estratégicos no Campus. Pretende-se ainda criar um aplicativo para telefones móveis (de acesso gratuito) com o conteúdo da Cartilha, para facilitar o acesso a estas informações.

Última modificação em Quarta, 31 Agosto 2022 23:24
Mais nesta categoria: « Expectativa de vida dos cães