Quarta, 28 Agosto 2024 19:46

Jack Responde: Como funciona o galinho do tempo?

Imagem do mascote Jack questionando como funciona o galinho do tempo. Imagem do mascote Jack questionando como funciona o galinho do tempo. Amanda Iamaguchi

Olá, caros leitores!

Vocês já ouviram falar do galinho do tempo, que é capaz de fazer previsões climáticas? No texto desta semana estaremos esclarecendo uma dúvida de um leitor, que gostaria de ver desmestificado toda a "magia" por trás das previsões deste galinho tão simpático! Para nos ajudar a responder, contaremos com a professora de Química, Alda Ernestina, e de algumas de suas alunas do curso técnico integrado em Biotecnologia do IFMG Campus Bambuí.

Como funciona o galinho do tempo?

Por: Maria Fernanda Melo, Tatiele Maria Oliveira Rocha, Laura Castroalbeny, Gabriele Santos Alcântara e Alda Ernestina dos Santos (alda.santos@ifmg.edu.br)

O galinho do tempo é um instrumento meteorológico simples que indica possíveis mudanças climáticas com base na alteração de sua cor. Os galinhos do tempo, são bibelôs na forma de um pequeno galo que, dependendo das condições climáticas, adquirem coloração azul ou rosa.

O funcionamento do galinho do tempo pode ser explicado quimicamente, pois baseia-se no equilíbrio químico estabelecido quando o cloreto de cobalto (II) é dissolvido em água. Na superfície do galinho do tempo há uma solução aquosa de cloreto de cobalto. Em ambiente seco, este sal apresenta coloração azul. Mas, quando em sua forma hidratada, fica rosa. Essa mudança de cor é reversível, ou seja, pode ser alterada de acordo com a umidade do ar.

No galinho do tempo se observa o seguinte equilíbrio químico:

Galinha 1

Fórmula do equilibrio químico responsável pelo funcionamento do galinho do tempo.
Fonte: Próprios autores.

O íon [CoCℓ4]2- apresenta coloração azul, já o íon [Co(H2O)6]2+ é cor de rosa. Dependendo da umidade do ar, esse equilíbrio químico pode ser deslocado tanto para a direita, deixando o galinho rosa, ou para a esquerda, ficando o galinho com coloração azulada.

Vamos entender melhor como a umidade do ar interfere na coloração do galinho do tempo.

Quando a umidade do ar está muito elevada, ou seja, há um excesso de moléculas de água no ar, a reação é deslocada para a direita, formando mais [Co(H2O)6]2+ e o galinho então fica cor de rosa. Contudo, quando a umidade do ar está baixa, ou seja, o tempo está seco, o equilíbrio é deslocado para a esquerda, produzindo [CoCℓ4]2-, e o galinho então ficará azul.

Com base no deslocamento de equilíbrio é possível concluir que, quando o galinho do tempo fica rosa, é indício de possibilidade de chuva, pois o tempo está úmido. Já a coloração rosa do galinho do tempo indica que o tempo está seco, sem previsão de chuva.

O verdadeiro galinho do tempo tem origem portuguesa e foi criado em 1960, inspirado no Galo de Barcelos, um dos principais símbolos de Portugal.

Galo

Galo de Barcelos.
Fonte: https://www.pngwing.com/pt/free-png-cgntl

Cabe ressaltar que a previsão do tempo é algo muito mais complexo, e não envolve apenas a umidade do ar. Desta forma, o galinho do tempo não é um instrumento científico confiável para prever o tempo com precisão. Sua eficácia é mais baseada em superstição e tradição do que em princípios científicos comprovados, de forma que a sua eficácia real é questionável. Para informações meteorológicas precisas e confiáveis, é recomendado consultar fontes científicas e especializadas, como serviços meteorológicos profissionais ou aplicativos de previsão do tempo.

Última modificação em Quarta, 28 Agosto 2024 23:52

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.