Jack Responde: Quantos anos vive em média um jacaré? Quais espécies de jacaré temos no IFMG-Bambuí?
Olá, prezados amigos!
Neste texto estaremos respondendo a uma pergunta da leitora Eliane Cristina, que gostaria de saber quantos anos vive em média um jacaré, e quais espécies temos na lagoa do nosso amado IFMG - Campus Bambuí. Para responder a essa pergunta contaremos com a colaboração do nosso professor de Biologia, Gabriel de Castro Jacques.
Quantos anos vive em média um jacaré? Quais espécies de jacaré temos no IFMG-Bambuí?
Por Gabriel de Castro Jacques (gabriel.jacques@ifmg.edu.br)
O nosso querido Jack, assim como todos seus amigos da lagoa (ainda não sabemos ao certo quantos são), é um jacaré-de-papo-amarelo, um réptil que, junto com os crocodilos e os gaviais (dê um google para conhecer!), forma o grupo dos Crocodilianos. Seu nome comum se deve ao fato que durante a fase do acasalamento, esses animais costumam ficar com a área do papo amarelada. Seu nome científico é Caiman latirostris, que significa jacaré de focinho largo, afinal, esta espécie possui o focinho mais largo de todos os crocodilianos. Os adultos têm cerca de 2 metros, mas seu comprimento pode chegar a 3,5 metros.
Esses crocodilianos estão amplamente distribuídos pela América do Sul, principalmente no Brasil, associados às bacias dos rios Paraná, Paraguai e São Francisco. Eles vivem em áreas alagáveis, como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas, mas também colonizam facilmente ambientes alterados pelo homem, tais como estações de tratamento de efluentes, açudes para o gado e reservatórios de usinas hidrelétricas.
Os jacarés-do-papo-amarelo têm uma expectativa de vida média de cerca de 30 a 50 anos na natureza. No entanto, alguns indivíduos podem viver além desse período, chegando a 60 anos ou mais. A longevidade dos jacarés pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a qualidade do habitat, disponibilidade de alimento, ausência de doenças e ausência de ameaças humanas. Em cativeiro, onde as condições de vida são controladas e os cuidados veterinários são fornecidos, os jacarés podem viver ainda mais tempo. Alguns relatos indicam que alguns jacarés-do-papo-amarelo em cativeiro chegaram a viver mais de 70 anos.
É importante ressaltar que a idade exata de um jacaré em estado selvagem pode ser difícil de determinar com precisão, pois não é possível monitorar todos os indivíduos desde o momento do nascimento até a morte. No entanto, estudos e pesquisas ajudaram a estabelecer uma estimativa geral de sua expectativa de vida com base em observações e dados coletados ao longo do tempo.
Embora o jacaré-do-papo-amarelo seja geralmente tímido e evite o contato com seres humanos, em algumas situações específicas, quando acuado, surpreendido ou se sentindo ameaçado, ele pode se tornar agressivo e atacar em autodefesa. Para evitar qualquer tipo de encontro indesejado, é fundamental respeitar as áreas onde esses animais estão presentes, evitar se aproximar deles e nunca tocá-los. Além disso, é importante lembrar que é ilegal e perigoso alimentar ou perturbar esses animais selvagens. Lembrem-se, o respeito aos animais selvagens é a melhor forma para evitar possíveis conflitos e garantir a segurança de ambos, humanos e jacarés.
Jacaré-do-papo amarelo da Lagoa do IFMG – Campus Bambuí.
Fonte: Prof. Mayler Martins
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.