Quarta, 17 Julho 2024 20:28

Jack Responde: Existem super humanos de verdade? Em que sentido tais indivíduos poderiam assim ser classificados?

Imagem do mascote Jack voando com uma capa de super-heróis, enquanto questiona se existem super-humanos! Imagem do mascote Jack voando com uma capa de super-heróis, enquanto questiona se existem super-humanos! Amanda Iamaguchi

Olá, caros leitores!

Diante de tantos filmes e séries sobre super-heróis, vocês já se perguntaram se de fato existem habilidades que nos classificariam como super? Pois bem, um dos nossos leitores nos fez essa pergunta e para respondê-la convidamos a professora de Biologia Ludimilla Portela.

Existem super humanos de verdade? Em que sentido tais indivíduos poderiam assim ser classificados?

Por Ludimilla Portela Zambaldi Lima Suzuki (ludimilla.zambaldi@ifmg.edu.br)

Não existem "super humanos" no sentido fictício ou fantástico de seres com habilidades sobre-humanas, como os encontrados em histórias em quadrinhos ou filmes de super-heróis. No entanto, a partir do avanço da ciência, já podemos falar que é possível criar algo próximo a alguns super-heróis que conhecemos.

Algumas pessoas podem ser consideradas excepcionais em certos aspectos devido a características genéticas, treinamento intenso, talento natural ou outras circunstâncias. Por exemplo, atletas de elite podem ser considerados "superiores" em termos de desempenho físico em comparação com a média da população. Da mesma forma, pessoas com habilidades cognitivas extraordinárias, como memória excepcional, habilidades matemáticas ou musicais excepcionais, podem ser vistas como superiores em seus respectivos campos.

A genética pode influenciar em diversas características que podem fazer com que humanos tenham um desempenho acima da média. E mais ainda: nossa ciência já é capaz de manipular o DNA das espécies, realizada pelas técnicas de Engenharia Genética. A manipulação gênica consiste em acrescentar informações no DNA que podem resultar em melhorias nas características físicas e fisiológicas como ganho de massa muscular por um atleta ou melhora no desempenho físico de um maratonista. Existem genes associados à resistência física, à performance atlética, à força muscular, e melhoramentos nesses aspectos que podem ser possíveis no futuro.

Mas tudo isso levanta uma série de questões ainda sem respostas. Qual o impacto desses melhoramentos genéticos nos esportes competitivos? Qual o impacto no aprofundamento das desigualdades sociais (já que pessoas com condições de pagar por uma terapia gênica poderão ter uma genética bastante melhorada)? Qual o impacto sobre a diversidade da espécie humana? Essa busca por um melhoramento do ser humano reforçará a ideia de que podemos criar uma espécie superior, livre de "defeitos"?

Ainda há muitas barreiras tecnológicas a serem vencidas até chegarmos ao melhoramento genético da espécie humana. Atualmente, a terapia gênica é uma área promissora da medicina que visa tratar doenças genéticas ao corrigir ou substituir genes defeituosos por meio da inserção de material genético funcional. No entanto, em termos de "fortalecimento de habilidades específicas", isso ainda está mais no reino da ficção do que na realidade.

Embora seja concebível que, teoricamente, a terapia gênica possa ser explorada para melhorar certas características ou habilidades em humanos, como resistência física, memória ou cognição, isso ainda está em estágios muito iniciais de pesquisa e enfrenta desafios éticos, científicos e regulatórios significativos.

Portanto, a classificação de "super humano" nesse sentido seria relativa e contextual, baseada em critérios específicos de desempenho ou habilidade. Por enquanto, o que temos são alguns seres humanos excepcionais e é importante notar que mesmo indivíduos excepcionais ainda estão dentro dos limites das capacidades humanas e não possuem poderes sobre-humanos como os retratados na ficção.

Última modificação em Quarta, 17 Julho 2024 20:51

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.