Quarta, 31 Julho 2024 13:12

Yu-Gi-ZOO! Criação de um jogo para ensino de Zoologia

Figura 1. Exemplar de uma carta criada para o jogo Yu-Gi-ZOO!, na qual é representado o mascote do IFMG-Bambuí, Jack. Figura 1. Exemplar de uma carta criada para o jogo Yu-Gi-ZOO!, na qual é representado o mascote do IFMG-Bambuí, Jack. Fonte: autores (2023)

Por Willian Mendes Gonçalves, Rafaella Coelho de Paula Silva Bruno, Gabriel de Castro Jacques (gabriel.jacques@ifmg.edu.br)

Mesmo sendo uma ciência antiga, a Zoologia conquistou destaque no currículo educacional apenas na metade do século XX. No Brasil, o ensino de Zoologia é abordado nas disciplinas de Ciências Naturais no Ensino Fundamental e em Biologia no Ensino Médio, possuindo como objetivo o estudo dos animais e suas relações com o meio sob uma ótica ecológico-evolutiva.

Devido à ocorrência de mudanças sociais houve alterações nas perspectivas do processo ensino-aprendizagem, ocasionando a necessidade de novas metodologias de ensino, as denominadas ‘metodologias ativas de aprendizagem’. Essas novas formas de ensino tornam o aluno o protagonista central do aprendizado e permitem que outras competências sejam estimuladas durante o processo de aprendizagem, como a iniciativa, a criatividade, a capacidade de autoavaliação e cooperação ao se trabalhar em equipe, entre outras. Vale ressaltar que a eficácia das metodologias ativas depende da capacidade criativa e adaptativa do professor.

Dentre as metodologias ativas utilizadas pelos mais diversos professores, existe uma denominada gamificação, que se vale de jogos e atividades lúdicas para proporcionar situações envolventes e desafiadoras de aprendizagem. É comum que os profissionais da educação adaptem jogos ou atividades já existentes às mais diversas realidades e conteúdos. Um jogo que pode ser facilmente adaptado aos mais diversos conteúdos de salas de aulas é o jogo de cartas YU-Gi-Oh!

O jogo Yu-Gi-Oh! se originou em um mangá criado por Kazuki Takahashi e, devido ao sucesso da obra, se expandiu para um jogo de cartas colecionáveis em 1999. O jogo permite aos jogadores montarem seus próprios decks (baralhos) e estratégias, além de travarem duelos como se fossem os próprios protagonistas do mangá. Suas cartas são mais que meros itens de jogo, elas possuem histórias próprias, o que acaba por aprofundar ainda mais esse universo.

Com o objetivo de criar uma forma alternativa para o ensino de Zoologia, alunos do curso de Ciências Biológicas, orientadas pelo Prof. Gabriel Jacques, desenvolveram um jogo de cartas inspirado no jogo Yu-Gi-Oh!, visando auxiliar no aprendizado da disciplina. Além disso, busca-se o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico dos alunos, junto de um maior engajamento dos discentes e tornando o aprendizado algo mais prazeroso de se buscar.

Nesse contexto, o jogo desenvolvido, denominado “Yu-Gi-ZOO!”, segue as mesmas regras do jogo original, mas em vez de monstros de duelos, os protagonistas são os animais da fauna brasileira (Figura 2). A escolha de limitar-se à fauna brasileira se deve ao fato de trazer animais muitas vezes desconhecidos não apenas pela comunidade acadêmica, mas também pelo público em geral. Cada carta do jogo foi criada levando em consideração um arquétipo já existente dentro do jogo clássico, que mesmo sofrendo alterações que busquem adaptar à realidade da carta ao seu novo representante animal, permite uma sinergia entres as cartas, o que viabiliza as mais diversas jogadas.

Imagem2 jack

Figura 2. Exemplar de uma carta criada para o jogo Yu-Gi-ZOO!, na qual o animal representado é  o famoso jacaré Jack do IFMG-Bambuí. Fonte: autores (2023)

O jogo Yu-Gi-ZOO! tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado lúdica e envolvente de Zoologia. Ao mesmo tempo que busca estimular a interdisciplinaridade, incorporando elementos de disciplinas como matemática, geografia e história no contexto do jogo. Essa abordagem interativa não apenas enriquece o entendimento da Zoologia, mas também amplia o horizonte dos estudantes ao conectar conceitos de diversas disciplinas. Além disso, o jogo é projetado para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando uma abordagem analítica e estratégica por parte dos alunos. Dessa maneira, o jogo auxilia no aprendizado de Zoologia, bem como nutre outras habilidades essenciais para o estudante.

Última modificação em Quarta, 31 Julho 2024 13:22