Covid-19 e a manipulação e higiene de alimentos: tendências de pesquisa na internet
Por Jéssica Ferreira Rodrigues (jessica.rodrigues@ifmg.edu.br) e Lorena Eduarda Aparecida de Oliveira.
Será que o contexto da Pandemia de Covid-19 alterou as percepções e comportamento dos consumidores brasileiros relacionados às boas práticas e manipulação de alimentos?
Este foi o objetivo da pesquisa realizada pela Profa. Jéssica Ferreira Rodrigues e os alunos do curso de Engenharia de Alimentos Marcus Túlio Cunha dos Santos Filho, Lorena Eduarda Aparecida de Oliveira, Ingrid Brandemburg Siman, Alessandra de Fátima Barcelos e Nathalia Aparecida Rodrigues de oliveira, com foco em informações obtidas em plataformas de busca na internet e vídeos em português do YouTube.
As temáticas mais buscadas na internet e na maioria dos vídeos assistidos no YouTube refletiram a preocupação da população em entender se o alimento era fonte de contaminação do coronavírus; como higienizar adequadamente os alimentos; e quais alimentos devem ser consumidos para aumentar a imunidade. Notou-se ainda que os diferentes períodos da pandemia influenciaram nos resultados das buscas, assim como os tópicos variaram entre as diferentes regiões do país.
Houve aumento na procura pelo conjunto dos termos “alimentos” e ”Coronavírus” em meados de março e início de abril - período este que marca o início do bloqueio no Brasil, se intensificando nos meses de julho. Em agosto e no início de setembro, as pesquisas referentes aos termos mencionados apresentavam algumas variações, apresentando índices elevados em alguns períodos, com algumas quedas em intervalos menores. Entre dezembro de 2020 e março de 2021 (intervalo marcado por festividades, como: natal, réveillon e carnaval) houve grandes flutuações. Próximo ao período das comemorações, os termos foram mais pesquisados.
Os termos “boas práticas” e “coronavírus” foram menos procurados. As buscas se concentraram entre os meses de março e início de abril, com pesquisas ulteriores no início de julho e final de agosto. De dezembro de 2020 a março de 2021, não foram encontrados resultados da pesquisa para os termos.
Entre os vídeos mais assistidos, a maioria foi classificada como Conselhos e/ou Dicas de Saúde e os informantes foram Especialistas em saúde/ciências, seguidos por jornalistas. Os vídeos eram relacionados à transmissão do vírus (se é possível ou não contrair o vírus pela alimentação); a higiene alimentar e manuseio correto; cuidado ao fazer compras; qualidade e segurança nutricional; alimentos relacionados à imunidade; e os impactos do coronavírus no setor de alimentos.
Os resultados observados destacam a importância de disponibilizar informações de qualidade por cientistas e profissionais de saúde sobre essas plataformas, bem como promover a conscientização sobre as boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos.
Mais detalhes do estudo podem ser conferidos no capítulo online: Tendências de pesquisa na internet relacionadas à manipulação e higiene de alimentos durante a pandemia de Covid-19, disponível em: https://www.editoracientifica.org/articles/code/210805716.
Os resultados deste estudo contribuem para compreender as mudanças de comportamento da população brasileira durante o quadro pandêmico, em um período em que a internet é a principal fonte de informação. Assim, podem ser reveladas tendências no setor de alimentos e direcionamentos para ações de conscientização pública.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.