Uso das mídias sociais como ferramentas no combate à desigualdade de gênero e estímulo para a valorização das mulheres.
Por Eliane Cristina de Resende (eliane.resende@ifmg.edu.br), Izabella Terêncio da Silva Assis (izahterencio@gmail.com), Thaísa Fernanda Moreira (thaisafernandamoreira@gmail.com) e Patrícia Crescêncio Martins (pcrescenciomartins@gmail.com)
A comunicação através dos meios digitais tem se tornado cada vez mais presente na sociedade contemporânea. As mídias sociais, quando bem utilizadas, exercem um papel importante, contribuindo diretamente como agente transformador, permitindo o desenvolvimento de ações capazes de alcançar diferentes pessoas em diferentes contextos levando informação de qualidade e incentivando mudanças individuais e sociais.
Motivadas pela percepção da força e do alcance das ferramentas digitais, o grupo AdaTech, formado por mulheres do IFMG - Campus Bambuí, criou o perfil @adatech.ifmg na plataforma instagram. Neste perfil são divulgados pequenos artigos sobre mulheres na ciência, posts informativos sobre ciência e tecnologia, invenções marcantes na história feitas por mulheres, além de dicas e podcasts e outras atividades culturais.
Dentre as ações do grupo destacamos ainda, a criação de um e-book, como um produto técnico educacional e social que retrata, por meio de uma sequência de tirinhas, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, conceitos e reflexões, através de histórias vivenciadas pela personagem Ada, inspirada na matemática Ada Lovelace, reconhecida como a primeira programadora da história, por escrever o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Para conferir o e-book clique em: e-book AdaTech.
Assim como a Ada Lovelace, sabe-se que historicamente a atuação das mulheres na ciência trouxe benefícios de suma importância para a evolução do conhecimento. Entretanto, a participação feminina na ciência ainda é muito invisibilizada e a falta de divulgação e valorização dos feitos históricos das mulheres contribuem para seu esquecimento e reforçando a ideia de que a ciência não é destinada às mulheres.
Entendemos que ações que promovam a igualdade de gênero, a conscientização e o empoderamento feminino são essenciais para a construção de um futuro melhor, uma vez que possibilitam um maior desenvolvimento social e econômico, na medida em que amplia as oportunidades de acesso a trabalhos melhores para as mulheres. Representantes mundiais, através da ONU, propuseram um conjunto de 17 objetivos, na agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, dentre eles o quinto objetivo estipula como meta o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.
Neste contexto o grupo AdaTech, tem como missão despertar sobre a importância das mulheres, bem como promover reflexões sobre os desafios diários enfrentados por elas em ambientes escolares e de trabalho, reforçando assim a necessidade de conscientização, buscando romper com a naturalização da divisão sexual do trabalho e da ciência, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.