Sexta, 26 Mai 2023 21:23

Jack Responde: Como funciona a produção e armazenamento de energia em uma usina fotovoltaica?

Jack engenheiro. Jack engenheiro. Amanda Iamaguchi

Olá amigos!

No texto desta semana responderemos a uma pergunta do nosso leitor João Pedro, que gostaria de saber como funciona a produção e armazenamento de energia em uma usina fotovoltatica. Para nos ajudar a responder, contaremos com a participação dos professores, do IFMG - Campus Bambuí, Calebe Giaculi Júnior e Francisco Heider Willy dos Santos.

Como funciona a produção e armazenamento de energia em uma usina fotovoltaica?

Por Calebe Giaculi Júnior (calebe.giaculi@ifmg.edu.br) e Francisco Heider Willy dos Santos

 

Imagem1 foto Easy

Usina Solar em estacionamento localizada no IFMG - Campus Bambuí.
Fonte: Autores

A usina fotovoltaica é um grande sistema que converte energia solar em energia elétrica por meio do efeito fotoelétrico, descoberto por Albert Einstein em 1905.

Imagem2 foto paint

Representação das etapas de geração de uma usina solar, transmissão e distribuição de energia até o consumidor final.
Fonte: https://www.portalsolar.com.br/usina-solar.html

O componente responsável pela conversão da luz em eletricidade é o módulo fotovoltaico, o qual é composto por dezenas de células fotovoltaicas. Estas células por sua vez são fabricadas com materiais semicondutores, como por exemplo o silício. Tais materiais são os responsáveis por receber a luz e promover uma diferença de potencial (tensão elétrica), que por sua vez leva a formação de uma corrente fotoelétrica.

Imagem3 foto Easy

Célula Fotovoltaica, Módulo Fotovoltaico e Arranjo Fotovoltaico.
Fonte: https://eletronicadepotencia.com/celula-fotovoltaica

A tensão e a corrente elétrica geradas pelos módulos fotovoltaicos são contínuas (CC), porém nas residências, assim como na distribuição e transmissão, são de forma alternada, sendo necessário a utilização de um Inversor de Frequência, equipamento responsável pela conversão CC-CA.

Imagem4 foto

Tensão em corrente contínua (CC) e em alternada (CA).
Fonte: https://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/microinversor

Na saída do inversor tem-se uma tensão alternada de até 380 V, e para que a energia elétrica possa ser vendida para a concessionária de energia (ex.: Cemig) através das linhas de transmissão são utilizados transformadores que elevam a tensão para níveis de 13.800 V até 230.000 V ou mais.

Após esta etapa, a responsabilidade de distribuição e controle de geração de outras usinas é realizada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que é um sistema hidrotérmico de grande porte para produção e distribuição de energia elétrica.

Imagem5 foto Easy

Diagrama representativo do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Fonte: https://www.suno.com.br/noticias/consumo-energia-novo-recorde-fevereiro/

Nas usinas fotovoltaicas nenhuma energia é armazenada, ou seja, toda energia produzida é injetada na rede da concessionária de energia, pois para tal, se faria necessário um grande sistema de armazenamento, como por exemplo um banco de baterias, o que elevaria muito os custos tornando inviável a operação da usina fotovoltaica.

Última modificação em Sexta, 26 Mai 2023 22:34

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.