×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 414
Quarta, 23 Março 2022 17:03

Hábito e sustentabilidade: Como mudar os hábitos de empresas, serviços e pessoas para se adaptar ao novo mercado

Exemplos de desvio de culpa de comportamento ou maus hábitos Exemplos de desvio de culpa de comportamento ou maus hábitos Ludimilla P. Zambaldi L. Suzuki

Por Ludimilla P. Zambaldi L. Suzuki (ludimilla.zambaldi@ifmg.edu.br)

Quais as atitudes no dia a dia que você realmente para pra pensar antes de fazer? Preparar o café, escovar os dentes, dirigir ou caminhar até o local de trabalho e todas as demais atividades que você realiza todos os dias ou quase todos os dias, são hábitos, pois você os faz de maneira automática, são comportamentos não muito bem pensados. O hábito possui três dimensões: o gatilho – aquilo que faz gerar o comportamento, a ação; o comportamento – a atitude, praticamente automática; a recompensa – o ganho que você terá como resultado do comportamento.

Temos bons hábitos, como escovar os dentes, praticar exercícios e, frequentemente, tentamos mudar os hábitos ruins. Só que, mudar um comportamento que se tornou um hábito não é fácil. Isso porque, sempre teremos a recompensa, mesmo que seja por um breve momento e, muitas das vezes, não identificamos os gatilhos que nos levam a sempre realizar o mesmo comportamento (Figura 1).

Hábitos 1
Figura 1. Descrição e exemplos do mecanismo de desenvolvimento de hábitos através de gatilhos que geram o comportamento a partir da recompensa desejada.
Fonte: Autora.

Mas por que mudar hábitos? O ser humano tem uma tendência a não querer gastar energia e para mudar será preciso despender energia e sair do conforto. Além disso, estamos acostumados a desviar a culpa do nosso comportamento ou mau hábito, terceirizando-as ou arrumando desculpas (Figura 2).

Hábitos 2
Figura 2. Exemplos de desvio de culpa de comportamento ou maus hábitos.
Fonte: Autora. Figuras livres de direitos autorais.

Mas, se você não muda um comportamento, na melhor das hipóteses continuará do jeito que está. Contudo, o mundo muda constantemente e, a partir do momento em que muda um pouco, os mesmos comportamentos se repetem, o que fará com que fique para trás e não se adapte.

A mudança de hábitos está relacionada com a sustentabilidade tanto de empresas e produtos como de ações individuais. Podemos mudar nossos hábitos e torná-los mais sustentáveis como reduzir a quantidade de água no banho, ao escovar os dentes e ao lavar a louça. São pequenas ações, mas que se incorporadas aos nossos hábitos, trarão benefícios ao planeta e muitas das vezes alguma recompensa como redução na conta de água. Para incorporar um hábito, o melhor a se fazer é que a recompensa seja imediata. Mas podemos trabalhar também com uma recompensa que seja: fazer o bem ao planeta e não esgotar os recursos naturais para as próximas gerações.

O mundo está mudando e os fornecedores de produtos e serviços necessitam se adaptar a estas mudanças. Alterações ambientais, desmatamento, excesso de resíduos e poluentes têm trazido novos problemas que necessitam de novas soluções. Portanto, se continuarmos agindo e trabalhando, gerando produtos e serviços da mesma forma, cultivando os mesmos hábitos, não acompanharemos as mudanças. Empresas prestam serviços e são compostas por indivíduos, por isso, há a necessidade das alterações dos hábitos individuais, reduzindo o consumo dos recursos naturais e alterando a cultura da empresa, tornando-a adaptada ao novo mercado que está atento às atividades sustentáveis. Para atender a esse novo mercado, há também a necessidade de mudanças nos produtos, reduzindo a quantidade de matéria prima utilizada e os resíduos gerados.

O mundo está mudando, a sustentabilidade vai muito além de apenas cultivarmos bons hábitos para cuidarmos do planeta e das pessoas. São necessárias mudanças nos produtos que utilizamos e nos serviços desenvolvidos por empresas, uma vez que novas soluções são exigidas por consumidores nacionais e internacionais. Para nos adaptarmos, precisamos realizar pequenas e grandes mudanças, buscando solucionar problemas associados ao uso dos recursos naturais e às alterações no meio natural e, dessa forma, evoluir.

Última modificação em Quarta, 23 Março 2022 17:21

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.