Quarta, 09 Novembro 2022 20:14

Jack Responde: Qual a relação entre o teor alcoólico de um vinho e o seu sabor doce?

Imagem do Jack degustando um vinho acompanhado de uma boa pizza. Imagem do Jack degustando um vinho acompanhado de uma boa pizza. Amanda Iamaguchi

Olá caros leitores!

Neste texto responderemos a uma pergunta enviada pelo Patrick, que quer saber se existe alguma relação entre o sabor doce do vinho com o seu teor alcoólico. Para nos ajudar a responder, eu convidei o estimado professor Ricardo Monteiro do IFMG - Bambuí!

Qual a relação entre o teor alcoólico de um vinho e o seu sabor doce?

Vinho Easy Resize

Fonte: Pixabay

Por Ricardo Monteiro Corrêa (ricardo.correa@ifmg.edu.br)

O vinho é uma bebida muito apreciada e que desperta muita curiosidade. Cada vinho tem suas próprias características em virtude do clima, tipo de solo, nutrição da videira, processo de fermentação e armazenamento e outros mais.

O vinho é uma bebida obtida através da fermentação alcoólica (completa ou parcial) do mosto de uva por meio de leveduras Saccharomyces cerevisiae quebrando os açúcares presentes na fruta e transformando-os em etanol (álcool), CO2 e outros compostos como álcoois superiores, ácidos orgânicos, compostos fenólicos (flavonoides e não flavonoides) dentre outros que são responsáveis pelas características específicas de cada vinho.

O produto majoritário da fermentação pelas leveduras é o álcool que pode ter seu teor influenciado por vários fatores como: temperatura de fermentação, linhagem de levedura e teor de açúcar. O teor de açúcar (glicose e frutose) da uva pode variar entre 15 e 30% em função do clima (irradiação), solo (nutrientes), variedade de uva e estágio de amadurecimento (quanto mais madura, mais doce será a uva).

Desta forma um vinho que possui graduação alcoólica maior provavelmente foi oriundo de mosto de uvas com maior teor de açúcar, ou pode ter sido fortificado com açúcar durante o processo produtivo.

Por outro lado, quanto ao teor de açúcar nos vinhos mais comuns os mesmos podem ser classificados em: secos (até 4 g L-1), semi-secos (de 4 a 25 g L-1) ou suave/doce (25 a 80 g L-1).

Última modificação em Quarta, 09 Novembro 2022 22:21

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.