Quinta, 07 Setembro 2023 00:33

Jack responde: Qual é a distância mínima entre o Sol e a Terra para que haja vida humana na Terra?

Imagem do Jack com uma régua tentando medir a distância entre o Sol e a Terra. Imagem do Jack com uma régua tentando medir a distância entre o Sol e a Terra. Amanda Iamaguchi

Boas novas, caros leitores!

No texto desta semana, com mais uma ilustração brilhante do nosso querido mascote Jack, estaremos respondendo a uma pergunta do nosso leitor Bruno, que gostaria de saber qual seria a distância mínima entre o Sol e a Terra para que haja vida humana na Terra! Para nos ajudar a responder, contaremos com os professores de Física Mayler e José Hilton, que já são carteirinhas carimbadas aqui da nossa revista!

Por Mayler Martins (mayler.martins@ifmg.edu.br) e José Hilton Pereira da Silva (hilton.silva@ifmg.edu.br)

Estabelecer uma distância mínima entre o Sol e a Terra para garantir a existência de vida humana é um desafio complexo, pois há inúmeras variáveis que podem influenciar este valor hipotético. Entretanto, nos basearemos nos que consideramos ser os principais.

Como sabemos, todo ser vivo necessita de energia para sua subsistência. Em muitas ocasiões esta energia provém da alimentação, que em alguma escala, macro ou microscopicamente falando, virá do Sol, ou seja, podemos dizer que quase todo ser vivo no planeta Terra depende direta ou indiretamente do Sol.

Partindo dessa ideia, a distância de um planeta até sua estrela mãe é um dos principais, se não o principal fator que determina a possibilidade de existir vida, pois ela influencia a quantidade de energia radiante que o planeta recebe da estrela. Essa quantidade, além de alimentar os diversos organismos e micro-organismos, também ajudam a regular outras funções no planeta para que haja vida, como a temperatura, por exemplo.

Assim como a alimentação, a vida necessita de água no estado líquido. Logo, se um planeta tiver uma órbita muito próxima à sua estrela mãe, poderá ser muito quente para ter água líquida. Porém, se a órbita estiver muito longe da estrela, poderá ser muito frio e sua água ser congelada. Dessa forma foi definido que o intervalo de distância de uma estrela, no qual seja possível a existência de água líquida em um planeta, é chamado de zona habitável. Estima-se que mais da metade das estrelas parecidas com o Sol possuam planetas na zona habitável. E o mais curioso é que cerca de 80% das estrelas do universo são parecidas com o Sol (será que estamos sozinhos no universo?).

Mas não basta estar na zona habitável para que um planeta seja hospitaleiro para a vida. As características da atmosfera são também muito importantes. Se a atmosfera for muito espessa, o efeito estufa poderá elevar muito a temperatura. Por outro lado, se for muito rarefeita, as baixas pressões não permitirão a condensação da água, como é o caso de Marte.

Além da água líquida e da composição da atmosfera, há também outros fatores de grande importância para que os planetas em zonas habitáveis possam ter vida, como: suas dimensões (tamanho e massa), idade, propriedades da superfície e de seu campo magnético, características orbitais e a evolução da temperatura interna do planeta ao longo de sua história, além de outros.

Como vocês puderam perceber a determinação exata de quais conjuntos de características de um planeta o tornam adequado para a vida é algo muito complexo. Infelizmente a Ciência ainda não alcançou condições de chegar a tal conclusão. Também não existe uma forma de determinar com precisão os limites da zona habitável de uma estrela.

Então não tem resposta para a questão? Calma, vamos continuar. Para planetas parecidos com a Terra, orbitando estrelas como o Sol, o limite interno da zona habitável é estimada pela perda de água, enquanto que no limite externo é estimado pela condensação de CO2, que leva à glaciação descontrolada. Para o sistema solar, estimativas mais conservadoras consideram que apenas a Terra está na zona habitável. Mas é mais provável que a zona habitável alcance também a órbita de Marte, apesar de não ser possível determiná-la com precisão.

Alguns estudos mostraram que a Terra poderia não ter água líquida se estivesse entre 4% e 7% mais próxima do Sol, e poderia ser completamente congelada se estivesse apenas 2% mais distante do Sol. Considerando que a distância média entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 149.600.000 km, poderá existir água líquida na Terra se essa distância permanecer entre 145.112.000 km e 158.712.000 km. Se considerarmos que a habitação por humanos está relaciona apenas à presença de água líquida, então esse seria o intervalo de distância que permitiria a vida humana. Mas alguns autores consideram que, para a vida humana, a Terra deve ter pelo menos 10% de sua superfície com temperatura média entre 10 °C e 40 °C. Esta hipótese limitaria ainda mais a intervalo de distância entre o Sol e a Terra que permitiria a sobrevivência humana, ou seja, estamos no lugar ideal, nem a mais e nem a menos.

Última modificação em Quinta, 14 Setembro 2023 00:41