O que você sabe sobre leishmaniose visceral canina em cães?
Por Ana Carolina Silva; Ianna Lins Teodoro Napoleão; Karina Yukie Hirata; Joana Zafalon Ferreira (joana.zafalon@ifmg.edu.br).
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de grande importância no Brasil e também no município de Bambuí (MG). Apesar disso, é considerada uma doença negligenciada em todo o mundo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em 2022, mais de 90% dos casos humanos reportados ocorreram nos países: Brasil, China, Etiópia, Eritreia, Índia, Quênia, Somália, Sudão do Sul, Sudão e Iêmen. Além disso, no Brasil, estima-se que mais de 3.500 pessoas sejam afetadas anualmente e que, para cada humano afetado, existam cerca de 200 cães infectados.
O cão atua como principal reservatório no ciclo da doença e, tendo isso em mente, é de suma importância que os tutores de cães tenham conhecimento básico com relação à Leishmaniose Visceral Canina quanto à forma de transmissão, principais sinais clínicos, métodos de prevenção da doença e conscientização sobre a importância de buscar atendimento veterinário. Dessa maneira, é possível obter uma redução da ocorrência da Leishmaniose Visceral Canina.
A presença da doença em cães já foi descrita no município de Bambuí. Tendo isso em vista, as alunas Ana Carolina Silva e Ianna Lins Teodoro Napoleão do curso de Medicina Veterinária do IFMG, campus Bambuí, orientadas pelas professoras Joana Zafalon Ferreira (IFMG) e Karina Yukie Hirata (UFJF), executam atualmente um projeto de iniciação científica intitulado “O que você sabe sobre Leishmaniose Visceral Canina?”. O projeto possui como objetivos verificar o nível de conhecimento dos tutores de cães sobre a doença em questão por meio da aplicação de questionários virtuais e presenciais sobre o tema, além de orientar os participantes sobre os principais aspectos da doença por meio de ações de conscientização da população.
Com isso, foi criada uma página informativa na rede social Instagram (@leishnoscaes_ifmg), com diversas informações sobre a leishmaniose visceral em cães. Além disso, a divulgação do questionário online também ocorre nas redes sociais.
Para nos ajudar em nossa pesquisa, é possível responder o questionário on-line clicando no link: https://forms.gle/fk44vCULZ3Cnmau79, ou presencialmente na feira da cidade (Avenida Armando Franco), que ocorre semanalmente aos sábados pela manhã.
Acompanhe o perfil no Instagram para maiores informações!
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.