Quarta, 08 Dezembro 2021 12:06

Como tem sido a anestesia e o controle da dor dos animais na microrregião de Piumhi?

Touro em mesa cirúrgica submetido a anestesia inalatória Touro em mesa cirúrgica submetido a anestesia inalatória Joana Zafalon Ferreira

Por Joana Zafalon Ferreira (joana.zafalon@ifmg.edu.br)

Os animais convivem com as pessoas de diferentes maneiras, tanto para o trabalho quanto para companhia e produção, e diversas situações podem proporcionar a necessidade de cirurgia, como por exemplo, a castração e a descorna (retirada dos chifres).

Apesar de algumas pessoas acharem que os animais são resistentes à dor, eles a sentem assim como nós. Portanto, quando há necessidade de cirurgia é preciso realizar algum tipo de anestesia e fornecer medicamentos que gerem conforto e controle da dor garantindo o bem-estar animal.

Diferentes técnicas e medicamentos podem ser utilizados buscando garantir o bem-estar dos animais durante uma cirurgia e o controle da dor após o procedimento. A escolha da técnica e dos medicamentos a serem utilizados pode variar com a espécie do paciente e com o(a) médico(a) veterinário(a) que realizará o procedimento.

Com o objetivo de conhecer quais técnicas e medicamentos os(as) médicos(as) veterinários(as) da microrregião de Piumhi utilizam nas diferentes espécies para a realização de cirurgias, a professora Joana Zafalon Ferreira e a estudante Maria Eduarda da Silva Teixeira questionaram 28 profissionais da região sobre suas escolhas.

Todos os participantes informaram que realizam alguma técnica que promova a anestesia da região a ser operada utilizando a lidocaína, um anestésico local. Alguns associam esta técnica com medicamentos que alteram a consciência do animal, deixando-os mais calmos ou inconscientes, como a acepromazina (tranquilizante) e a cetamina (anestésico dissociativo), respectivamente. Outros profissionais, principalmente os que trabalham com animais de produção, como cavalos e vacas, fazem contenção física nos animais que a aceitam de maneira tranquila e associam com a técnica de anestesia local.

Todos os profissionais afirmaram que sabem reconhecer a dor nos animais e a maioria busca controlá-la utilizando principalmente a dipirona. Porém um profissional não refere nem o uso de analgésicos nem de anti-inflamatórios para o controle da dor.

Portanto, os profissionais da microrregião de Piumhi realizam procedimentos cirúrgicos sob condições adequadas, porém uma minoria precisa melhorar sua conduta com relação ao controle da dor dos animais.

A equipe continua com a pesquisa, porém agora abrangendo toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais. O intuito é diagnosticar a conduta dos profissionais e, posteriormente, colaborar com sua atualização pela promoção de cursos e eventos! Assim, os profissionais melhorarão sua atuação e os animais terão o bem-estar garantido, uma vez que serão melhor assistidos durante e após os procedimentos cirúrgicos aos quais forem submetidos.

Última modificação em Quarta, 08 Dezembro 2021 15:24