Quarta, 26 Janeiro 2022 22:29

Jack Responde: Volta às aulas e o retorno seguro

Ilustração do mascote Jack, que está com máscara, comprovante de vacinação e álcool em gel na mochila. Ilustração do mascote Jack, que está com máscara, comprovante de vacinação e álcool em gel na mochila. Amanda Iamaguchi

Olá pessoal,

No dia 24 de janeiro de 2022 foi deliberado pelo Conselho Acadêmico o retorno presencial das aulas no IFMG Campus Bambuí para o dia 07/02 para os cursos superiores e técnicos subsequentes. Esta notícia foi muito aguardada pela comunidade acadêmica e por mim, que não via a hora de ver o Campus mais movimentado. Em tempos de pandemia, decidi convidar a professora Cândice Mara Bertonha para levantar as principais informações sobre a Covid-19, pensando em um retorno seguro.

Por Cândice Mara Bertonha (candice.bertonha@ifmg.edu.br)

As aulas presenciais no IFMG Campus Bambuí foram suspensas em 16 de março de 2021 em decorrência da disseminação de casos de Covid-19 (Doença por Coronavírus) no Brasil. Alguns meses após, ocorreu o retorno das aulas de maneira remota, desafiando tanto estudantes como docentes.

Ao longo da pandemia acompanhamos diversas notícias, como o aumento do número de casos e óbitos ocasionados pela Covid-19 e do desenvolvimento das vacinas. Ocorreu progresso da vacinação contra a Covid-19 e controle da pandemia no Brasil, mas com o surgimento da variante Ômicron do vírus, ocorreu aumento do número de casos da doença, confirmando que ainda são necessárias medidas preventivas e a importância crucial da vacinação.

As aulas presenciais serão retomadas em diversos locais, incluindo no IFMG Campus Bambuí, mas é fundamental que todos os alunos, docentes e servidores estejam devidamente informados e preparados. A Portaria n°846/2021 deixa claro que a vacina contra Covid-19 é obrigatória a toda comunidade acadêmica do IFMG, que necessitará apresentar a devida comprovação.

O Sistema Único de Saúde brasileiro oferece quatro tipos de vacinas contra a Covid-19, eficientes e com resultados comprovados mundialmente. É importante que o calendário de imunização seja seguido corretamente, ou seja, respeitando o intervalo correto entre a(s) dose(s) de reforço, de acordo com cada tipo de vacina.

A vacinação não exclui as demais medidas preventivas, como o uso de máscara (principalmente os modelos PFF2 e N95), higienização das mãos, não compartilhamento de objetos pessoais e evitar aglomerações. Portanto, no retorno às aulas, todas estas medidas deverão ser seguidas e respeitadas, tanto nas salas de aulas como em ambientes externos do Campus.

Caso ocorra manifestação de sintomas gripais, como tosse, coriza, espirros e dor de garganta e a Covid-19 seja confirmada por profissionais da saúde, além de seguir o tratamento recomendado pelo médico, é fundamental realizar o isolamento. O Ministério da Saúde indica o isolamento social por sete dias, desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas e sem o uso de antitérmicos.

Além do caderno e caneta, separem o cartão de vacinação com as vacinas contra Covid-19, máscara e álcool em gel. Estou com saudades de vocês. Nos vemos no dia 07 de fevereiro de 2022.

Última modificação em Quinta, 27 Janeiro 2022 20:01