Quarta, 28 Setembro 2022 18:54

Jack responde: Quantos números primos existem?

Jack apresentando diversos números primos. Jack apresentando diversos números primos. Amanda Iamaguchi

Olá caros leitores!

No texto desta semana esclareceremos uma dúvida de Matemática do nosso leitor Victor Hugo Rodrigues, que gostaria de saber quantos números primos existem! Para nos ajudar, convidamos o professor de Matemática Marcos Alves, do nosso querido IFMG - Bambuí.

Quantos números primos existem?

Por Marcos Alves de Farias (marcos.farias@ifmg.edu.br)

Para falar de números primos, primeiro, precisamos deixar claro o conceito de divisibilidade. De modo geral, para dois números inteiros $a$ e $b$, dizemos que $b$ é divisor de $a$ se existe um número inteiro $c$ tal que $a=b\times c$. Por exemplo, $2$ é divisor de $10$, uma vez que,

$$\underbrace{10}_{{\color{red}{a}}}=\underbrace{2}_{{\color{red}{b}}}\times \underbrace{5}_{{\color{red}{c}}}.$$

Assim como $3$ é divisor de $-12$, pois, pode-se escrever,

$$\underbrace{-12}_{{\color{red}{a}}}=\underbrace{3}_{{\color{red}{b}}}\times \underbrace{(-4)}_{{\color{red}{c}}}.$$

Note que, para $b\neq 0$, dizer que $b$ é divisor de $a$ significa que o resto da divisão de $a$ por $b$ é zero. Ou seja, pelo com o algoritmo da divisão, 

Divisãoteríamos 

Divisão2o que, de acordo com os exemplos apresentados,

Divisão3

Então, de posse do conceito de divisibilidade, um número inteiro é dito primo se ele possui exatamente dois divisores positivos. Por exemplo, $2$ é um número primo, pois $1$ e $2$ são os seus únicos divisores positivos. Assim como, $-2$ também é primo, pois os seus únicos divisores positivos são também $1$ e $2$. Contudo, observe que $1$ não é primo, uma vez que, o número $1$ admite um único divisor positivo, que seria ele mesmo!

De modo geral, para qualquer número primo $p$, o seu oposto, $-p$, é primo também. Contudo, devido apenas a questão do sinal, o estudo dos números primos acaba tendo o seu foco nos primos positivos.

A seguir, encontram-se listados todos os números primos positivos até $100$:

2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89 e 97.

Agora, respondendo à pergunta, sobre quantos números primos existem, a resposta é infinitos. Como prova desse fato, podemos citar uma demonstração dada pelo matemático grego Euclides, que viveu a cerca de 300 a. C. Nesta prova, Euclides mostra que a quantidade de números primos não pode ser finita, pois caso o fosse, todos os números primos poderiam ser apresentados, para ilustrar, digamos: 

$$p_1,\textrm{ } p_2,\textrm{ } p_3,\ldots ,\textrm{ } p_n.$$

Contudo, ao se tomar o número

$$p=p_1\times p_2\times p_3\times \ldots \times p_n+1$$

observamos que $p$ não é divisível por nenhum dos números primos $p_1$, $p_2$, $p_3$, …      e $p_n$. Pois, por exemplo, caso $p$ fosse divisível por $p_1$, teríamos, pelo fato do produto $p_1\times p_2\times p_3\times \ldots \times p_n$, obviamente, ser divisível por $p_1$, que o número $1$ seria também divisível por $p_1$, uma vez que, pela relação acima, obtemos:

$$\underbrace{p}_{{\color{red}{\textrm{é divisível por }p_1}}}-\textrm{   }\underbrace{p_1\times p_2\times p_3\times \ldots \times p_n}_{{\color{red}{\textrm{é divisível por }p_1}}}=1.$$

Mas, sendo $1$ e $-1$ os únicos divisores de $1$, tal fato nos levaria a concluir que $p_1=1$ ou $p_1=-1$, o que sabemos não serem primos. Deste modo, como tal raciocínio se aplica a todos os outros primos, $p_2$, $p_3$, … e $p_n$, somos levados a concluir que, de fato, $p$ não é divisível por nenhum dos números $p_1$, $p_2$, $p_3$, … e $p_n$. Então, sendo esses todos os primos, como $p$ não é divisível por nenhum deles, conclui-se que $p$ é um número primo também! O que não seria possível, pois ao supor que havia uma quantidade finita de primos, foi afirmado que os números

$$p_1,\textrm{ } p_2,\textrm{ } p_3,\ldots ,\textrm{ } p_n$$

eram todos os primos existentes, e dentre esses números não consta o $p$.

Portanto, a única possibilidade é a conclusão de que não podem haver finitos primos! Pois caso houvessem, sempre surgiria um novo primo que não está nesta lista! Deste modo, Euclides assegura em sua demonstração que a quantidade de números primos é infinita! 

 

 

Última modificação em Quinta, 29 Setembro 2022 01:53

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.