Terça, 03 Setembro 2024 13:21

Petisco nutritivo para cães

Alunas do curso de Medicina Veterinária com exposição do produto na FIPA. Alunas do curso de Medicina Veterinária com exposição do produto na FIPA. Autores, 2023

Por: Bárbara Barros Silveira, Karen Ariane Santos, Milena Souza Silva, Thalia Sílvia Alves e Amanda Camilo Graciano

Nos últimos anos a busca por uma alimentação natural para os animais de companhia tem aumentado. Devido às mudanças na relação entre pets e ser humano, os tutores têm se preocupado expressivamente com a saúde e a nutrição dos seus animais, e buscado formas não artificiais de refeições para suprir as necessidades fisiológicas dos mesmos.

Pensando nisso, foi desenvolvido um petisco natural para cães, nutritivo, saudável e claro sustentável. O presente trabalho foi apresentado na XX Feira de Inovação e Produção Acadêmica (FIPA) e contou com a colaboração das discentes do curso de Medicina Veterinária do IFMG - Campus Bambuí, Bárbara Barros Silveira, Karen Ariane Santos, Milena Souza Silva, Thalia Sílvia Alves, orientadas pela professora Amanda Camilo Graciano (IFMG) e pelo professor do Senac de Araraquara-SP Euclides Brandão Maluf.

O presente projeto propôs uma formulação tendo como uma das matérias primas a farinha da semente de abóbora (Curcubita maxima) desidratada. Adicionalmente, foi utilizado pés de frango, que possui elevada quantidade de proteínas, lipídeos e altos teores de colágeno. Esses nutrientes estão diretamente relacionados com a manutenção da pressão arterial e dos hormônios do organismo, além de fortalecerem ossos, unhas e contribuírem de forma benéfica para o sistema imunológico dos animais.

Outra matéria prima que compôs a proposta é a Curcuma longa Linn, conhecida popularmente como cúrcuma ou açafrão-da-terra. De acordo com alguns estudos, o consumo de petiscos contendo cúrcuma na dose de 30 mg/dia/cão é capaz de estimular o aumento da quantidade de eritrócitos e hematócritos do animal, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória no sangue.

Devido à facilidade de acesso aos insumos que foram usados, os tutores poderão reproduzir em casa o aperitivo para os cães, fazendo com que diminuam a ingestão de produtos industrializados gerando sustentabilidade ao reaproveitar os constituintes que seriam descartados.

Abaixo segue o passo a passo da formulação:
INGREDIENTES:
1 kg de pés de frango
6 colheres de sopa de semente de abóbora
3 colheres de chá de açafrão da terra

PREPARO:
1º Retire as unhas dos pés de frango com o auxílio de uma faca;
2° Coloque os pés de frango em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-los. Deixe os pés de frango por 1 hora na panela de pressão e enquanto isso você pode começar o processamento das sementes;
3° Coloque as sementes na airfryer ou deixe-as secando previamente ao sol. Em seguida, leve para o liquidificador para que sejam trituradas e alcancem a textura de farinha;
4° Após a cocção dos pés leve-os ao liquidificador para triturar os ossos e cartilagens. Depois, coe com o auxílio de uma peneira fina o caldo para um recipiente;
5° Incorpore ao caldo dos pés de frango a farinha das sementes da abóbora e o açafrão até obter uma mistura homogênea;
6° Agora, é só colocar no recipiente/forma de sua preferência e levar para a geladeira.

Espera-se que este petisco seja uma alternativa sustentável para atender a esses animais, além de testar sua aceitabilidade e preferência frente aos ingredientes utilizados. Devido às limitações da atual proposta, futuramente, outros ingredientes podem ser explorados a fim de aprimorar a formulação.

Última modificação em Quarta, 04 Setembro 2024 16:16

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.