Terça, 12 Agosto 2025 16:40

Jack Responde: Os animais também sonham quando estão dormindo, assim como os humanos?

Imagem do mascote Jack sonhando. Imagem do mascote Jack sonhando. Amanda Iamaguchi

Olá, caros leitores!

No texto desta semana tiraremos uma dúvida interessante da nossa ilustradora Amanda Iamaguchi, que gostaria de saber se os animais quando dormem também sonham, assim como nós! Para nos ajudar com a resposta, contaremos com a colaboração da professora médica veterinária, Cândice Mara Bertonha.

Jack Responde: Os animais também sonham quando estão dormindo, assim como os humanos?

Por Cândice Mara Bertonha (candice.bertonha@ifmg.edu.br)

Você já observou seu cachorro dormindo e percebeu que ele mexe as patas ou emite sons, como se estivesse correndo ou latindo? E se perguntou se isso seria um sonho? Antes de qualquer afirmação, é importante compreender o que é o sonho e quando ele ocorre.

O sonho corresponde a um conjunto de imagens, pensamentos ou fantasias que se apresentam à mente durante o sono. O sono, por sua vez, é composto por diferentes fases, sendo a última delas conhecida como REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos), na qual ocorre a maioria dos sonhos, geralmente mais vívidos e intensos. Dessa forma, o sonho está diretamente relacionado ao sono profundo.

O sono, aliás, é um fenômeno presente na maioria dos animais, embora se manifeste de formas variadas. As abelhas, por exemplo, mesmo sem pálpebras, entram em um estado de descanso profundo, com redução da atividade metabólica e imobilidade. Golfinhos descansam um hemisfério cerebral por vez, mantendo um olho aberto, enquanto alguns tubarões continuam nadando durante o sono. Já os coalas podem dormir até 22 horas por dia, diferentemente dos cavalos, que dormem cerca de 3 horas, em períodos distribuídos ao longo do dia, permanecendo em pé durante o sono leve e deitando-se apenas na fase REM.

Essa curiosidade sobre o sono animal não é nova. No século IV a.C., o filósofo Aristóteles já refletia sobre o tema em obras como “Sobre o Sonho e a Vigília” e “História dos Animais”, observando o comportamento dos bichos durante o repouso. Hoje, com o avanço da neurociência, pesquisadores conseguem monitorar a atividade cerebral de diversas espécies e confirmam que muitos animais apresentam diferentes fases do sono, inclusive o sono REM. Mamíferos e aves são os grupos com maior evidência do sono REM, enquanto ainda não há consenso sobre sua ocorrência em répteis.

Durante o sono REM, os humanos apresentam paralisia muscular temporária. Já em animais como cães e gatos, é comum observar movimentos corporais e vocalizações, como patas se mexendo, latidos ou choros, que indicam atividade cerebral intensa. Estudos com ratos e cães revelam que, durante o sono, o cérebro ativa áreas semelhantes às utilizadas em tarefas realizadas quando estão acordados, como explorar labirintos, correr ou brincar, assim como ocorre durante os sonhos de seres humanos.

Mas será que os animais sonham como nós? Difícil dizer. Eles apresentam algumas reações físicas parecidas, mas não é possível afirmar se têm consciência do que estão sonhando. Ainda assim, tudo indica que sim: se tem sono REM, tem sonho!

Última modificação em Quarta, 13 Agosto 2025 23:08

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.