Quinta, 27 Abril 2023 00:03

Guia IFMG: Um aplicativo móvel para auxiliar na locomoção de estudantes, servidores e visitantes no IFMG Campus Bambuí

Imagem da interface principal do aplicativo “GuiaIFMG” desenvolvido por estudantes e professores do IFMG-Bambuí. Imagem da interface principal do aplicativo “GuiaIFMG” desenvolvido por estudantes e professores do IFMG-Bambuí. Os autores

Por Luiz Augusto Silva Veloso; Luciano Cavalcante de Jesus França; Cláudio Ribeiro de Sousa; Nilza Yolanda Ruiz Leite Ribeiro (yolanda.ruiz@ifmg.edu.br).

Já pensou poder conhecer e se locomover pelos espaços e departamentos do IFMG Campus Bambuí com auxílio de um aplicativo de telefone móvel? Isso está prestes a se tornar uma realidade em nosso campus!

Um projeto de inovação tecnológica desenvolvido por estudantes de graduação e do ensino médio técnico, Luiz Augusto Silva Veloso, bolsista do projeto, aluno de Engenharia da Computação; os estudantes Ana Luiza Faria Chaves, Gabriel Santos Alves Pereira, Ianara Castor Soares e Rafael Alves Silva Rezende, do curso Técnico em Informática; e professores de diferentes departamentos do Campus Bambuí (Engenharia e Computação, Ciências Agrárias e Ciências e Linguagens). O projeto está na fase final com o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos Android, utilizando tecnologia de geolocalização, para possibilitar que usuários internos e externos possam obter informações necessárias sobre os espaços físicos dentro do referido campus. Esta pesquisa contempla uma abordagem metodológica descritiva, qualitativa e operacional, baseando-se em um extenso trabalho de mapeamento em campo e desenvolvimento de aplicativo em linguagem de programação computacional, por meio de um software nocode chamado Kodular, utilizado para criação do protótipo. Esta ferramenta possibilita desenvolver aplicativos por meio de blocos lógicos, sem a necessidade de utilizar uma linguagem de programação. Ademais, para o desenvolvimento final do aplicativo foi feito o uso da linguagem de programação Dart, que é específica para desenvolver scripts Web e Mobile, juntamente com o framework Flutter, que é um kit de desenvolvimento para interface de usuário.

Atualmente, a sociedade vive cada vez mais conectada e busca maior agilidade em suas relações com o mundo externo, de modo geral. Graças ao desenvolvimento de sistemas que visam satisfazer as diferentes necessidades de seus usuários, o acesso às informações vem se tornando mais simples e preciso.

A ideia central dos autores e desenvolvedores do aplicativo é possibilitar que usuários internos e externos possam obter informações necessárias sobre todos os setores e lugares dentro do campus do IFMG, em Bambuí.

Imagem2 projeto

Imagens da interface do aplicativo “GuiaIFMG” desenvolvido por estudantes e professores do IFMG-Bambuí. Convenções e legendas; traçado de rotas e ícone com imagem dos setores, respectivamente.
Fonte: os autores.

Como o software foi desenvolvido?

Após um levantamento de campo, requisitos do software e mapeamento espacial da infraestrutura do campus para identificação dos seus setores, foi realizada a implementação de um protótipo do aplicativo, com o intuito de perceber suas estruturas e verificar possíveis melhorias antes da finalização do projeto. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizado o framework chamado Flutter. Esta ferramenta possibilita o desenvolvimento de soluções tanto para sistemas operacionais Android, quanto iOS, por meio da linguagem de programação denominada Dart. Assim, facilita o processo de construção do software, evitando a necessidade de uma nova codificação específica para iOS. Neste primeiro passo do projeto, devido aos equipamentos disponíveis para a equipe, apenas a versão Android deve ser lançada, no entanto, já espera-se que a versão para os smartphones da Apple possa ser desenvolvida em breve.

O Flutter é um framework desenvolvido pela Google, sendo multiplataforma que visa o desenvolvimento de aplicativos móveis de alto desempenho e possibilita integrar APIS do Google, tais como, Google Maps e Google Navigation ao código.

A última etapa metodológica do estudo a ser concretizada, será a fase de testes com usuários reais (estudantes e servidores da instituição). Posteriormente, o aplicativo será disponibilizado para download e realização na plataforma Play Store, para que distintos perfis de usuários possam utilizar de todas as funcionalidades do aplicativo. Espera-se que este, após sua divulgação e disponibilização pública, possa auxiliar na otimização da locomoção e localização dos usuários dos espaços físicos do IFMG - Campus Bambuí.

Última modificação em Quinta, 27 Abril 2023 00:37