JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 412
JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 414
Quarta, 19 Abril 2023 17:03

Produção de porcelana com farinha de osso bovino

Xícara de porcelana Xícara de porcelana Fonte: https://br.depositphotos.com/2059692/stock-photo-tea-served-in-an-antique.html

Por Brenda dos Santos Bispo; Thamiris Delabrida Silva; Amanda Camilo Graciano (amanda.graciano@ifmg.edu.br); Clara Suprani Marques

Você sabia que a porcelana é feita da farinha do osso do boi?

Diferentemente da porcelana tradicional, feita com argila, quartzo, feldspato e caulin, a porcelana de osso é constituída de aproximadamente 50% de farinha do osso do boi. Esse inusitado ingrediente confere ao material brancura, translucidez e elevada resistência mecânica, que chega a ser duas vezes maior do que a resistência de uma porcelana tradicional de argila. A porcelana de ossos também é resistente ao lascamento, podendo ser quatro vezes maior quando comparada a uma porcelana dura convencional.

Mas como é produzida a porcelana a partir dos ossos?

O primeiro passo é fazer a produção da farinha do osso do boi, essa farinha é feita por um processo chamado de calcificação, que consiste em elevar a temperatura do osso até 900 ou 1000°C. Mas antes de submeter os ossos a essa temperatura, é necessário que eles sejam bem higienizados. Uma boa lavagem dos ossos seguida pela esterilização em autoclave (que é basicamente uma panela de pressão gigante) irá garantir a remoção dos tecidos animais agregados, principalmente gordura e sangue. Após as lavagens e calcificação, a cinza do osso é moída e temos pronta a farinha.

Como já dito, as matérias primas da porcelana são argila, quartzo, caulim. Iniciamos com a modelagem, que é a criação de um molde de gesso que torneia a peça. Em seguida, a farinha do osso é adicionada à massa preparada. As peças estampadas a líquido são ocas, ovais e retangulares. Peças estampadas a torno são redondas. Este processo também é chamado de colagem.

Em seguida temos o processo de queima. Depois de secas as peças sofrem a primeira queima, a 900 °C, o que irá conferir resistência e porosidade para absorção do verniz. Após a aplicação do verniz, ocorre uma segunda queima, realizada a uma temperatura de 1380 °C a 1400 °C. As peças prontas vão para o setor de classificação, que controla a qualidade do produto. Lá, as peças são lixadas e estão prontas para serem decoradas.

A decoração da porcelana é feita com a aplicação de decalques (adesivos aplicados nas peças) e de filetes (aplicados com pincéis). Após a decoração, as peças passam pelo controle de qualidade e sofrem a segunda queima para fixação da decoração, bem como um segundo lixamento para retirar algum resíduo do decalque. Terminada esta operação, a mercadoria já pode ser embalada e comercializada.

E aí? Já sabia dessa?! Compartilhe com aquele amigo que vai gostar de saber também.

Última modificação em Quarta, 19 Abril 2023 21:48