Quarta, 10 Abril 2024 05:45

Jack Responde: Quantos filhotes um jacaré, da espécie que temos na lagoa do IFMG - Campus Bambuí, pode ter por desova?

Imagem do Jack vestido de médico veterinário. Imagem do Jack vestido de médico veterinário. Amanda Iamaguchi

Olá, caros leitores!

Como é sabido, pela comunidade do IFMG - Campus Bambuí, existem diversos jacarés na lagoa principal do nosso campus! No texto dessa semana estaremos respondendo a uma pergunta intrigante sobre esses jacarés, que é quantos filhotes uma fêmea pode ter por desova. Para nos ajudar a responder, contaremos com a ajuda da médica veterinária e servidora do nossa campus, a prezada Dra. Clarice Silva Cesário. 

Quantos filhotes um jacaré, da espécie que temos na lagoa do IFMG - Campus Bambuí, pode ter por desova?

Por Clarice Silva Cesário (clarice.silva@ifmg.edu.br)

Fala aí, galera! Espero que vocês estejam bem.

Como já falamos por aqui, os jacarés que habitam as lagoas do IFMG – Campus Bambuí são da espécie Caiman latirostris, o jacaré-do-papo amarelo. É uma espécie com algumas curiosidades sobre seu aspecto reprodutivo, que vamos falar um pouquinho mais adiante. Mas já respondendo à pergunta, o número de ovos por ninhada DEPENDE! Vários aspectos podem interferir, como o tamanho e a saúde das fêmeas, doenças atacando o ninho, existência de muitos predadores, entre outros. De maneira geral, a ninhada pode variar entre 10 a 50 ovos, os quais pesam em média 70 gramas e geram filhotes medindo cerca de 13 cm. Infelizmente nunca foi possível realizar uma pesquisa com a espécie nas lagoas do campus. Portanto não é possível afirmar como são os ninhos, onde eles se localizam, nem se está havendo reprodução no local. Então, algumas perguntas nos instigam quando pensamos nessa população, por exemplo:

• Quantos indivíduos existem de verdade no campus (nunca foi avistado mais do que quatro ao mesmo tempo na lagoa principal)?

• A população está saudável, sofre alguma ameaça, será que os cães e as garças são os grandes predadores dos ninhos e filhotes no local?

• Será que após a morte do “Jack”, temos outros machos na população ou nas redondezas?

• Em que período eles se reproduzem no local (o período reprodutivo varia entre regiões, mas em geral é nos períodos de temperaturas mais elevadas do ano)?

Agora, confira algumas curiosidades sobre a reprodução do jacaré-do-papo-amarelo:

- Machos atraem fêmeas para a cópula através do “canto”;

- Duração da incubação dos ovos: 65 a 90 dias;

- Sexo dos filhotes é influenciado pela temperatura e umidade no ninho;

- Fantástica arquitetura dos ninhos: flutuantes ou à beira da água, sob vespeiros, para espantar predadores;

- Filhotes se comunicam entre si e com a mãe desde dentro dos ovos (som gutural), contribuindo para um nascimento em massa e sob a proteção da mãe;

- A mãe está sempre por perto do ninho fazendo guarda, e depois protege os filhotes, colocando-os até mesmo dentro de sua boca;

- Cuidado parental da mãe por até um ano;

- Adaptação “forçada” dos indivíduos ao ambiente urbano, como consequência da perda de habitat, que quase levou a espécie à extinção.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Até a próxima!

Última modificação em Quarta, 10 Abril 2024 06:22

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.