Sexta, 04 Abril 2025 14:05

Projeto pitaya na Vila: elaboração de sorvete usando fruta pitaya

Figura 1 – Sorvete de pitaya. Figura 1 – Sorvete de pitaya. https://www.tudoreceitas.com/receita-de-sorvete-de-pitaya-1933.html

Por: Giovanna Vaz dos Santos França Ferreira, Samara Silva Pedrosa , Antônio Carlos Dalacqua da Silva (antonio.silva@ifmg.edu.br)

A temática inicial do projeto foi fazer uso de uma fruta da agricultura familiar regional para desenvolver um sorvete, agregando valor à produção desta fruta. Escolhemos trabalhar com a pitaya, fruta que tem tido uma produção familiar crescente na região de Bambuí – MG, uma vez que a comercialização da fruta “in natura” não tem sido muito fácil, pela concorrência com a pitaya proveniente de outras regiões do país. Desenvolvemos o sorvete usando a polpa, esperando com isso agregar um valor final maior à fruta comercializada pela agricultura familiar. Ficou decidido que ao final do Projeto, faríamos doação desse sorvete à Vila Vicentina de Bambuí-MG, por ser essa uma associação beneficente, caritativa e sem fins lucrativos e que vem garantindo cuidados dignos a idosos carentes.

Neste sentido, acredita-se que esse sorvete atuaria como uma alternativa nutricional aos internos e estaríamos integrando ao Planejamento Estratégico do IFMG-Bambuí, priorizando integração escola-comunidade, proporcionando aprendizagem para estudantes dos cursos de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, envolvendo-os na criação, no desenvolvimento e na produção do sorvete.

 pitaya1

Figura 2. Algumas etapas do desenvolvimento do sorvete de pitaya.

No preparo do sorvete utilizou-se polpa de pitaya branca e vermelha, leite integral, creme de leite, leite condensado e mel. Uma vez feita a liquefação, a mistura foi levada ao freezer por 1,5 hora. Transcorrido esse tempo, foi acrescentado emulsificante e mel de abelha africanizada, usando uma batedeira.

Foi elaborado um mousse que foi integrado à receita, trazendo melhoria notável em sabor e textura, proporcionando contraste visual atraente pelas cores. Foram feitos ajustes, chegando às otimizações, o que ajudou a ressaltar o sabor. Nesse mousse foi utilizada gelatina sem sabor, creme de leite, leite condensado e pitaya branca, liquefazendo e levando tudo à geladeira. Testou-se o sabor e observou-se a necessidade de realçar mais o sabor, para tanto, foi adicionada à receita uma quantidade de polpa de pitaya vermelha. A adição do mousse enriqueceu a cremosidade e o visual, porém foi com adição de mais polpa de pitaya vermelha e mel que o sorvete atingiu um novo patamar de qualidade sensorial, melhorando significativamente o sabor.

Quando, em equipe, foram tomadas decisões de quais rumos o projeto deve seguir, com o desenvolvimento do projeto o crescimento e a vontade dos estudantes crescem exponencialmente, crescendo também a vontade de se pesquisar mais, testando novas possibilidades de sorvete, usando outros produtos da nossa agricultura familiar regional mineira.

Última modificação em Sexta, 04 Abril 2025 14:26

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.