JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 413
Quarta, 30 Agosto 2023 17:53

O que os estudantes de Medicina Veterinária do Brasil sabem sobre a avaliação e o tratamento da dor?

Imagem de um cachorro Imagem de um cachorro Fonte: Pixabay (https://pixabay.com/pt/photos/cachorro-dogue-de-bord%c3%a9us-mastim-734689/)

Por Eduarda Teixeira Machado; Mariana Teran Silva; Karina Yukie Hirata; Joana Zafalon Ferreira (joana.zafalon@ifmg.edu.br)

Nas últimas décadas, temas relacionados ao bem-estar animal, anteriormente muito negligenciados, têm ganhado espaço, tanto na Medicina Veterinária, quanto na consciência social de forma geral. A dor trata-se de uma experiência que causa desconforto, sendo associada a danos que comprometem o bem-estar e as cinco liberdades animais, de modo que, sendo o animal submetido a essa, a mesma deverá ser identificada, avaliada e tratada.

Preocupar-se com a dor e diagnosticar a mesma, estão cada vez mais inseridos na atuação do Médico Veterinário e destacam-se com importância como conduta ética desse profissional. Porém, há subjetividade e variações de comportamento de animal para animal, fazendo com que o reconhecimento seja um desafio.

Para que o profissional seja capaz de reconhecer, avaliar e tratar a dor, são necessários conhecimentos sobre mecanismos fisiológicos de desencadeamento dela em cada espécie, comportamento, diferentes classes farmacológicas utilizadas no tratamento e suas respostas distintas.

Diante disso, e a relevância do tema, esse vem sendo incorporado à grade de cursos de Medicina Veterinária em todo o Brasil, porém, a abordagem empregada ainda pode ser insuficiente ao adequado reconhecimento e tratamento da dor das diferentes espécies animais.

Com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes de Medicina Veterinária de todo o Brasil sobre a dor, e assim colaborar para a implementação e aprofundamento de disciplinas voltadas a esse tema que auxiliarão na formação de profissionais mais conscientes e capacitados, as alunas Eduarda Teixeira Machado; Mariana Teran Silva e as professoras Joana Zafalon Ferreira (IFMG) e Karina Yukie Hirata (UFJF) desenvolveram esse projeto.

O projeto, já aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, está sendo desenvolvido por meio da aplicação de formulários digitais rápidos e objetivos, na plataforma “Google Forms” (Figura 1), que englobam questões referentes a importância e a abordagem da avaliação da dor, condutas farmacêuticas para tratamento e como os estudantes autoavaliam os conhecimentos sobre o tema.

Se você é estudante de Medicina Veterinária e está matriculado a partir do sétimo período do curso em uma dessas instituições (IFMG - BAMBUÍ, UFAC, IFAM, UFAL, FTC, IF Goiano, UFMT, UFES, IFC, FURB, UNESP Botucatu, UFJF) você pode contribuir com a pesquisa acessando o link https://forms.gle/j7mj5B3LvW98ErNr6 e respondendo as questões.

Quer participar e a sua instituição não está na lista? Entre em contato conosco pelos e-mails: steranmariana@gmail.com e  eduardatmachado04@gmail.com, que providenciaremos uma parceria!

Imagem joana

Figura 1: Questionário na plataforma virtual.
Fonte: Autores 2023

Última modificação em Quinta, 31 Agosto 2023 00:45