Conscientização da população de Bambuí e região sobre o bem-estar e promoção da saúde bucal de equídeos praticantes de cavalgadas
Por Gabriella Moura Pereira (gabimourinha.gp@gmail.com), Pedro Henrique Oliveira Fonseca e Cândice Mara Bertonha
Minas Gerais é o estado brasileiro com maior número de equídeos (cavalos, jumentos, burros, mulas e pôneis), sendo comum a prática de atividades equestres. As cavalgadas e demais modalidades esportivas equestres são consideradas pela Lei n° 13.873, de 17 de setembro de 2019 como manifestações culturais, a qual, a mesma estabelece regras que asseguram proteção ao bem-estar animal, com sanções previstas para o caso do não cumprimento.
Na cidade de Bambuí são realizadas diversas cavalgadas, com o maior número de participantes em data próxima ao aniversário da cidade. É comum que em cavalgadas, o bem-estar dos equinos não seja respeitado, muitas vezes por falta de conhecimento dos praticantes. Sendo assim, os alunos Gabriella Moura Pereira e Pedro Henrique Oliveira Fonseca do Curso de Medicina Veterinária, orientados pela professora Cândice Mara Bertonha executam atualmente um projeto de extensão que objetiva promover e avaliar a conscientização da população bambuiense e região sobre o bem-estar de equídeos praticantes de cavalgadas, além da promoção da saúde bucal dos animais.
Esta ideia surgiu a partir da constatação de situações em cavalgadas que não respeitam o bem-estar animal, como por exemplo, longos períodos de privação da ingestão de água e alimentos, como também carência de repouso. Além disso, verifica-se que muitas vezes os animais não recebem alimentação adequada, cuidados específicos com o casco, manejo sanitário (vermifugação e vacinação), avaliação odontológica periódica entre outras medidas necessárias.
A primeira etapa do projeto já foi iniciada, contando com a criação de uma página informativa na plataforma Instagram (@bem_estar_equideos), onde são postadas publicações quinzenais sobre dicas e formas de melhorar o bem-estar de animais praticantes de cavalgadas. A segunda etapa está em andamento, sendo ela a aplicação de formulário on-line destinado a toda população de Bambuí e região, para identificar e compreender o conhecimento das pessoas quanto o bem-estar dos equídeos. Para participar desta pesquisa, basta acessar o link https://forms.gle/UKybeg5NXjvTsceu8 e responder rapidamente o questionário.
Ao final da pesquisa, será redigida cartilha informativa, de acordo com a carência de informações da população quanto ao tema, analisadas pelo formulário. Essas cartilhas serão distribuídas em todas as práticas esportivas equestres, mas principalmente nas cavalgadas. Simultaneamente a distribuição, serão cadastrados equídeos, dos quais, 20 serão selecionados de acordo com a renda familiar, para realização do procedimento odontológico na última etapa do projeto. Acompanhem o perfil @bem_estar_equideos para maiores informações.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.