Avaliação da influência das Luzes em LED nas cores vermelhas e brancas sobre o desempenho produtivo e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais.
Por Larissa Faria Silveira Moreira (larissasilveira18@yahoo.com.br), Lazaro Luan Miguel (lazaroluan7@gmail.com), Javer Alves Vieira Filho (javeralves@yahoo.com.br), Luiz Carlos Machado (luiz.machado@ifmg.edu.br) e Adriano Geraldo (adriano.geraldo@ifmg.edu.br).
O uso da iluminação artificial se faz necessária na avicultura de postura, para estimular a produção de ovos. Uma galinha na fase de postura precisa de um período total de luz por dia de 16 horas, considerando a soma do período de iluminação natural do sol mais a iluminação por lâmpadas à noite. As lâmpadas comumente utilizadas nos sistemas de produção, têm sido substituídas pelas de LEDs, por serem muito mais econômicas e possuírem uma maior durabilidade.
No IFMG campus Bambuí, os professores Adriano Geraldo e Luiz Carlos Machado, juntamente com o profissional, Javer Alves Vieira Filho e os alunos Larissa e Lázaro, estão desenvolvendo uma pesquisa, com objetivo de avaliar a influência das cores vermelha e branca das luzes em LED, sobre a produção de ovos, consumo de ração, perda de ovos, peso médio e massa de ovos. Também foi avaliada a conversão alimentar, que é a quantidade de ração que a galinha come para converter em um quilo de ovos.
Na primeira imagem consta o galpão iluminado com a luz LED vermelha e na segunda com a luz LED branca.
Fonte: Próprio autor.
A qualidade da parte interna dos ovos (gema e clara) e da parte externa (casca) também foram avaliadas. Nesta pesquisa foi avaliada a coloração da gema utilizando um aparelho digital, pois a cor da gema tem grande importância para os consumidores brasileiros pois estes preferem ovos com a cor da gema mais alaranjada, o que remete a um produto natural e saudável como os ovos caipiras. É importante ressaltar que esta coloração não interfere no valor nutritivo dos ovos.
A qualidade da clara (albúmem) foi aferida para se calcular a Unidade de Haugh (UH), que relaciona o peso do ovo com a altura da clara. O valor da Unidade Haugh diminui com o aumento da idade das aves e com o aumento do período em que o ovo é estocado. Ovos armazenados fora da geladeira (temperatura ambiente) se degradam mais rapidamente e, com isso, tem menor valor de UH do que ovos armazenados em geladeira.
Com esta pesquisa espera-se provar que a utilização de luzes em LED mantém a produção de ovos, proporcionando uma maior economia de energia elétrica. Também espera-se observar um possível efeito das diferentes cores de lâmpadas sobre o desempenho produtivo das aves, proporcionando assim maiores lucros para os criadores.
Os dados experimentais estão em fase de tabulação em planilha Excel para posteriormente se fazer a análise estatística e publicação do resultado final da pesquisa.
Aferições da espessura da casca e da altura da gema e medição da cor da gema.
Fonte: Próprio autor.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.