×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 413
Sábado, 01 Julho 2023 13:44

Você sabia da utilização do colostro bovino na alimentação humana?

Colostro bovino congelado e armazenado em forma de placas, método que permite um congelamento mais homogêneo e a melhor conservação, organização e manejo do colostro quando descongelado. Colostro bovino congelado e armazenado em forma de placas, método que permite um congelamento mais homogêneo e a melhor conservação, organização e manejo do colostro quando descongelado. Fonte: José Azael Zambrano Uribe

Por Camille Alexandra Carvalho e Silva (camillecarvalhos.92@gmail.com); Tamires de Souza Menezes (tamiresmenezes09@gmail.com); José Azael Zambrano Uribe (jose.zambrano@rehagro.edu.br); Fernanda Morcatti Coura (fernanda.coura@ifmg.edu.br).

O colostro é a primeira secreção da glândula mamária da vaca após o parto. Em outras palavras, o primeiro pré-leite produzido. Esse alimento possui elevado valor nutricional, e a principal diferença dele para o leite é a maior concentração de seus componentes, que são basicamente proteínas, anticorpos (proteínas de defesa contra doenças), substâncias bioativas, bactérias probióticas, lactose, sais minerais e lipídios.

O bezerro ao nascer depende totalmente da ingestão do colostro para adquirir a defesa necessária para sua proteção contra doenças. A ingestão do colostro pode acontecer de diferentes formas, podendo ser ingerido diretamente da mãe, através de banco de colostro ou até mesmo de forma artificial (colostro industrializado). Independentemente do tipo de fornecimento, o colostro deve ser ofertado o mais breve possível, já que a eficácia de absorção de todos os constituintes deste alimento diminui com o passar do tempo após o nascimento.

Estudos têm demonstrado a eficiência nutricional do colostro não somente para a saúde dos bezerros recém-nascidos, mas também como possível aliado à suplementação humana. Diversos países permitem o reaproveitamento e o consumo de colostro bovino por seres humanos. Alguns produtos à base de colostro bovino são comercializados como suplementos alimentares em países como Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e China. A União Europeia permite seu consumo e importa colostro bovino de diversos países.

Alguns exemplos de produtos comercializados são o Colostro Gold Protein®, Naco IgG Plus colostrum skim milk® (Smart Naco), ColoPlus®, Colostrum Immuno Drink®, PuraLife spray-dried colostrum powder®, Colostro Bovino BioMederi® e Liposomal Colostrum®.

Culturalmente o colostro bovino já é utilizado há muito tempo como alimento em algumas regiões do mundo. Na Índia, por exemplo, é empregado em processos médicos, na Medicina Ayurveda, e é oferecido junto com o leite por possuir ação terapêutica no combate a doenças.

Uma startup israelense (Maolac) criou um superalimento rico em proteínas a partir do colostro bovino. A empresa conseguiu determinar mais de 1.500 proteínas bioativas do leite materno e, comparando essas proteínas com as do colostro bovino, descobriu que mais de 400 delas são biossimilares, criando assim um produto com as proteínas mais relevantes e biossimilares para uso humano a partir do colostro bovino.

No Brasil, o Decreto n°30.691 de 29 de março de 1952 proibia a utilização do colostro na alimentação humana. Após a revogação pelo Decreto n°9.013, de 29 de março de 2017, acrescentou a restrição do uso de colostro somente em leite cru, porém o setor ainda enfrenta barreiras éticas e regulatórias no país.

A utilização do colostro bovino na alimentação traz diversos benefícios para a saúde humana, dentre os quais pode-se citar a melhora do sistema imunológico, o auxílio no tratamento de doenças e a contribuição para manutenção da saúde de atletas. Suplementos para atletas e produtos enriquecidos com diferentes porcentagens de colostro bovino, principalmente em iogurte e em cápsulas de suplementos, têm se tornado uma opção de importante valor nutricional, com boa aceitação pelos clientes.

Devido à menor concentração de lactose, o colostro pode ser utilizado para o desenvolvimento de alimentos para indivíduos intolerantes. Além disso, estudos em modelos experimentais utilizando cultura de células indicam que alguns componentes do colostro bovino são capazes de combater a proliferação de células cancerígenas. Dessa forma, o colostro bovino passa a ser um alimento valioso e nota-se um interesse crescente das indústrias alimentícias e farmacêuticas pelos seus constituintes.

Pesquisas científicas e de inovação na área são necessárias para que essa matéria-prima nutricionalmente rica seja processada em indústrias, resultando em novos produtos. Ainda há oportunidades para o desenvolvimento de produtos à base de colostro, a fim de minimizar o seu desperdício e aproveitar seus benefícios nutricionais.

E aí, interessou-se pelo colostro bovino? Gostaria de experimentar seus benefícios?

Última modificação em Quarta, 12 Julho 2023 19:23

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.