Quarta, 09 Março 2022 23:29

Programa de capacitação profissional dos servidores públicos municipais e trabalhadores do setor privado de Martinho Campos

Ilustração de quatro mãos montando quebra-cabeça Ilustração de quatro mãos montando quebra-cabeça Domínio público

Por Valter de Mesquita (valter.mesquita@ifmg.edu.br)

O crescimento do desemprego no Brasil é um fenômeno que ocorre desde 2012. Os níveis apontados neste período são: 7,9 % no 1º trimestre de 2012 e 14,2 % no 1º trimestre de 2021, representando uma evolução de mais de 40% (IBGE, 2021). Esta situação vem se agravando, diante da pandemia da Covid 19.

Um processo de recuperação do emprego, em nível nacional, incluiria medidas econômicas importantes, como o aumento do investimento público, incentivos fiscais e políticas que facilitassem o desenvolvimento do setor privado. A qualificação profissional também tem um papel fundamental, preparando o trabalhador, viabilizando a contratação e reduzindo o desemprego estrutural.

Os governos municipais também podem implementar ações que melhorem a eficiência do servidor municipal e as condições gerais de empregabilidade dos trabalhadores dos setores privados nos diversos municípios da união.

A cidade de Martinho Campos, situada no Centro-Oeste mineiro está crescendo bastante e recebendo novas empresas, principalmente relacionadas ao agronegócio. No entanto, o atual governo municipal de Martinho Campos não possuía informações sistematizadas sobre as necessidades de qualificação e treinamento dos servidores da prefeitura e trabalhadores do município. Da mesma forma, não possui um plano de organização dessas demandas em termos de setores da administração municipal, setores empresariais, profissões, trabalhadores, áreas de conhecimento e conteúdo a serem ofertados.

Então, foi realizada uma parceria com o IFMG Campus Bambuí, para fins de criação de um programa de qualificação profissional no município, visando à oferta de cursos de formação profissional, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). O programa de qualificação foi elaborado através de um projeto de extensão do IFMG Campus Bambuí (Edital 11/2021). O projeto de extensão teve como objetivos levantar demandas de qualificação profissional dos servidores da prefeitura e demandas de qualificação profissional de trabalhadores do município, atendendo aos arranjos produtivos locais.

O levantamento das demandas de qualificação foi encaminhado para o setor de cursos de formação inicial e continuada do IFMG Campus Bambuí, para ser incluído em editais para oferta de cursos. Inicialmente serão atendidas as áreas de informática, ética e extensão rural e estão previstas as áreas de gestão, comunicação e atendimento ao público.

A outra parte do projeto, que se refere ao levantamento das demandas do setor privado, ainda não foi concluída. Esta atividade ficou a cargo da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Martinho Campos (ACIAMAC), que é a organização que tem acesso às empresas, ficando responsável por encaminhar os formulários para levantamento das informações.

O programa de qualificação continuará independente do encerramento do projeto de extensão. O importante é que tanto a Prefeitura Municipal de Martinho Campos e a ACIAMAC terão em mãos um estudo que ajuda a definir, em termos qualitativos e quantitativos, as demandas de qualificação a serem atendidas. Essas demandas serão encaminhadas para o IFMG Campus Bambuí e também para outras instituições de qualificação.

Além de tudo, o trabalho possibilitou às organizações e pessoas envolvidas (professores, bolsistas e servidores municipais) uma experiência significativa em termos de parceria institucional, gestão e trabalho em equipe.

Última modificação em Quinta, 10 Março 2022 00:13

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.