Quarta, 16 Março 2022 14:10

Jack Responde: Por que a geleia dura mais que a fruta?

Jacaré Jack olhando para um pote de geleia de morango. Jacaré Jack olhando para um pote de geleia de morango. Amanda Iamaguchi

Olá pessoal, vocês já se perguntaram por que a geleia de morango dura meses enquanto o morango fresco, mesmo na geladeira, se deteriora em poucos dias?

Morango

Eu já me perguntei e a nossa leitora Lara Soares, que nos enviou essa pergunta, certamente também! Para nos ajudar a responder essa questão, a Márcia Teixeira Bittencourt, que é professora de nutrição do IFMG - Campus Bambuí, irá nos ajudar!

Por Márcia Teixeira Bittencourt (marcia.bittencourt@ifmg.edu.br)

Os principais responsáveis pelas frutas estragarem são os microrganismos, em especial os fungos, também conhecidos como bolores. As frutas possuem duas características que os fungos adoram: muita água e açúcar. As geleias, por outro lado, possuem uma quantidade reduzida de água e uma quantidade bem maior de açúcar do que uma fruta in natura.

geleia

Essas delícias (que caem muito bem com um pãozinho torrado, diga-se de passagem) possuem como principais ingredientes as frutas maduras, açúcar, um elemento que confira acidez à preparação e um elemento que seja rico em pectina (responsável pela consistência mais firme da geleia).

Tudo isso vai ao fogo brando por bastante tempo, resultando em perda de água das frutas, concentração do açúcar e morte de parte dos microrganismos. Essa combinação de alta temperatura com elevada concentração de açúcar é o que garante as geleias uma conservação por um tempo muito maior do que a fruta fresca.

Mas vocês podem se perguntar: por que o açúcar presente na geleia ajuda na conservação e o açúcar presente na fruta não? A resposta está na quantidade. Fungos precisam de água disponível no meio para conseguirem crescer.

Na fruta fresca, existe uma quantidade muito elevada de água e relativamente baixa de açúcar; enquanto que na geleia, é o contrário. Assim, nas geleias, o crescimento dos microrganismos é limitado por falta de água! E para onde foi a água das frutas? Evaporou-sedurante a cocção ou se ligou ao açúcar que foi adicionado à preparação.

Desta forma, produzir geleias caseiras pode ser uma alternativa criativa e saborosa de conservar por mais tempo as frutas que você possui em sua casa.

Para você que curtiu, segue uma deliciosa receita de geleia caseira de banana com maracujá!

Receita de geleia caseira de banana com maracujá

bananaIngredientes:

• 5 bananas nanica maduras (cerca de 400g);
  • 200mL de suco de maracujá concentrado;
  • 200g de açúcar;
  • 30mL de suco de limão;
  • 160g de purê de maçã (pectina caseira – Dicas!).

Preparo:

1. Higienize todos os ingredientes.
  2. Bata no liquidificador as bananas com o suco de maracujá.
  3. Leve ao fogo com o açúcar, metade do suco de limão e metade do purê.
  4. Deixe cozinhar em fogo baixo e observe a consistência, vá adicionando mais suco de limão e purê de pectina até engrossar e ficar em ponto de geleia.
  5. Coloque em vidros esterilizados e guarde na geladeira.

Mais receitas de geleia caseira como essa podem ser encontradas no site: https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/receitas-de-geleia/

Veja também algumas dicas interessantes de preparo aqui!

Dicas!

As frutas devem estar maduras e ainda firmes, ou seja, nem verdes e nem passadas. As frutas verdes resultam em geleias muito ácidas e as frutas já passadas resultam em geleias que podem açucarar em poucos dias.

O açúcar ideal para o preparo de geleias é o açúcar cristal, pois demora mais para dissolver durante o cozimento. Caso tenha disponível somente o açúcar refinado não tem problema, mas lembre-se de usar o fogo muito baixo.

Em relação a proporção, originalmente utiliza-se a mesma quantidade de frutas e de açúcar, porém isso pode gerar geleias demasiadamente doces. Por isso, recomenda-se que o açúcar seja adicionado aos poucos durante a cocção e que se observe o ponto da geleia. Assim que o ponto desejado for atingido não é necessário a adição de mais açúcar.

O elemento ácido normalmente utilizado em geléias caseiras é o suco de limão. A proporção correta para cada quilo de fruta utilizado são 50 mL de suco de limão coado. A função deste suco é regular o pH da preparação e melhora a consistência do gel.

A pectina pode ser adquirida comercialmente em lojas especializadas em confeitaria. Todavia, o mesmo resultado pode ser alcançado através do uso da pectina natural das frutas. Por exemplo: as maçãs são frutas ricas em pectina e podem ser utilizadas para a extração e o preparo de pectina caseira.

Modo de preparo da pectina caseira: as maçãs devem ser cortadas em pedaços, com casca e sem as sementes. Em uma panela, a mesma quantidade de maçãs e de água deve ser cozida durante 40 minutos, ou até que fiquem macias, quase desmanchando. Após a cocção, as maçãs devem amassadas ou passadas por uma peneira para obtenção de um purê liso de maçã rico em pectina que pode ser adicionado durante o preparo de geleias para conferir a textura de gel. A proporção correta deste purê é de 80g para cada 300g de frutas.

Última modificação em Quarta, 16 Março 2022 22:14