Quarta, 30 Março 2022 13:36

Uso de sementes de pimenta rosa na ração para frangos de corte em substituição ao antibiótico

Figura 1: Grãos de pimenta rosa (Schinus terebinthifolia Raddi). Figura 1: Grãos de pimenta rosa (Schinus terebinthifolia Raddi). Fonte: Mercado livre, disponível em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1258506904-aroeira-arvore-da-pimenta-rosa-schinus-50-sementes-pra-mudas-_JM

Por Dienas Luísa Pereira (dienasluisapereira@yahoo.com), Maria Isabel Ferreira Santos (isabhel0105@gmail.com), Fernanda Moreira Camargo (fe.nandamcamargo@gmail.com), Michelle de Paula Gabardo (michelle.gabardo@ifmg.edu.br) e  Adriano Geraldo (adriano.geraldo@ifmg.edu.br).

Você já ouviu falar da pimenta rosa?

É uma pimenta bastante saborosa e muito utilizada para fins culinários no Brasil, o seu óleo também é usado para a fabricação de cosméticos. No mercado ela é valorizada e possui um custo relativamente alto. A pimenta rosa é o fruto de uma árvore de aroeira vermelha, como o nome mesmo já diz, produz um fruto de cor avermelhada com um cheiro característico bem forte.

Estudos comprovam que a semente da pimenta rosa tem várias substâncias que têm atividade antiflamatória e antimicrobiana. Hoje nas granjas de criação de frangos, o antibiótico é utilizado em pequenas quantidades na ração para eliminar bactérias que causam lesões no intestino e isto faz com que o frango engorde mais rápido. Devido ao surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos em humanos, os cientistas estão à procura de produtos naturais que possam substituir o antibiótico na ração de frangos e evitar o surgimento de possíveis bactérias resistentes. O projeto será realizado no laboratório de Avicultura do IFMG - Campus Bambuí e utilizaremos as sementes de pimenta rosa trituradas como alternativa de substituição dos antibióticos na ração destes frangos.

Serão testadas cinco rações e cada uma será fornecida em oito baias de criação de frangos com 12 animais machos em cada uma. As rações serão compostas de milho moído, farelo de soja, núcleo mineral e vitamínico para frangos, óleo de soja, calcário e sal e todas as rações terão a mesma composição em nutrientes. Será adicionado anticoccidianos, para a prevenção contra o ataque de um protozoário que pode destruir a parte interna do intestino, em todas as rações. A ração 01, que será chamada de tratamento controle negativo, será fabricada sem adição de antibiótico. A ração 02, tratamento controle positivo, é uma ração fabricada com o uso de antibiótico, como os produtores fazem hoje no campo. O antibiótico utilizado será a Avilamicina, que não é utilizado para o tratamento de pessoas, usado somente para aves. As rações 03, 04 e 05 não levarão em sua composição o antibiótico. A ração 03 será fabricada adicionando 1 kg de pimenta rosa triturada por tonelada de ração, a ração 04 com a adição de 2kg de pimenta rosa triturada por tonelada de ração e a ração 05 com a adição de 3kg de pimenta rosa triturada por tonelada de ração.

Imagem2 pimenta

Figura 2: Equipe preparando o galpão para o recebimento das aves.
Fonte: arquivo pessoal.

A linhagem de frangos utilizada nesta pesquisa é a ROSS 308AP e serão criados até os 42 dias de idade. Durante a criação será avaliado o ganho de peso, a quantidade de ração que os animais consumiram, a quantidade de aves que morreram e a quantidade de ração que o frango comeu durante este período para ganhar um kg de peso vivo (conversão alimentar). Também será coletada a serragem em cada um destes boxes nas idades de 07, 21, 35 e 42 dias de vida dos frangos para analisar a umidade, pH e matéria seca desta cama, pois quando o animal tem problemas intestinais esta serragem tende a ficar mais úmida, devido a diarreia. Após o abate aos 42 dias, será analisado o rendimento (a quantidade) e a qualidade dos cortes do peito, coxa, sobrecoxa, pescoço, asas, dorso e pés, além da avaliação dos pesos dos órgãos internos (moela, coração, fígado, baço, pâncreas, timo e bolsa de Fabricius) e o peso e comprimento das partes do intestino e a avaliação histológica (altura de vilosidades, altura de criptas e número de células caliciformes). 

Imagem4 pimenta

Figura 3: Pintinhos nos primeiros dias de vida em um círculo de proteção com aquecimento através do uso de lâmpadas de infravermelho.
Fonte: Arquivo pessoal

Espera-se que as aves recebendo as rações suplementadas com as sementes de pimenta rosa trituradas apresentem desempenho produtivo igual ou superior às aves que receberam ração com uso de antibiótico.

Última modificação em Quarta, 30 Março 2022 14:43

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.