Jack Responde: Como um jacaré nada?
Olá, prezados leitores!
No texto desta semana estaremos tirando uma dúvida do leitor Yslan, que gostaria de saber como é que um jacaré nada! Para nos ajudar a responder contaremos com a ajuda da Médica Veterinária, e servidora do IFMG-Bambuí, Clarice Silva Cesário.
Como um jacaré nada?
Por Clarice Silva Cesário (clarice.silva@ifmg.edu.br)
Caros leitores e caras leitoras, tudo bem com vocês?
O tema de hoje faz parte do curioso universo a que o Jack – o jacaré, pertence. E não era para menos, a Classe Reptilia, que também conta com os crocodilos, lagartos, tartarugas, cobras e tuataras, é muito diversa. São animais presentes em vários habitats e possuindo características bem distintas entre si. Os jacarés são o primeiro grupo de vertebrados a ocupar com grande sucesso o meio terrestre! Isso ocorreu graças as adaptações fisiológicas e morfológicas que os protegeram da exposição ao sol e modificaram a forma de reproduzir, locomover, caçar e respirar. A aquisição de escamas, ovos com cascas duras, corpo robusto com pernas, cérebro maior e pulmões funcionais contribuiu de forma decisiva para a diversificação da vida terrestre e o surgimento de aves e mamíferos. Apesar disso, alguns répteis permaneceram com uma vida aquática ou semiaquática. No caso dos jacarés que dependem muito da água para regular a temperatura corporal, que não se mantém constante, porque são seres heterotérmicos, quando o seu corpo esquenta muito durante o banho de sol é quando eles correm para um mergulho!
Mas fica a dúvida: se jacarés tem pulmões e não possuem nadadeiras, como eles nadam? Recentemente foi comprovado que, além de serem responsáveis pela respiração, os pulmões dos jacarés (e também dos crocodilos) servem como boias, que controlam a posição do corpo dos animais na lâmina d’água. O diafragma (um músculo não comum em répteis), com ajuda de outros músculos, direciona os pulmões para regiões do corpo dependendo do movimento: para submergir, os pulmões são direcionados mais para a região da cauda; para emergir, são deslocados mais em direção à cabeça; para se virar, eles vão para os lados contralaterais. Incrível, não é? Uma função extra dos pulmões um pouco semelhante à das bexigas natatórias dos peixes. Outras estruturas do corpo de jacarés que contribuem para o nado são os membros (principalmente os posteriores), as membranas natatórias, as adaptações nas narinas (que como válvulas impedem a entrada de água) e a membrana nictitante (que protege os olhos durante o mergulho).
Curtiram? Até a próxima com mais curiosidades sobre o mundo animal!
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.