Podcast “Biologando na Lagoa”
Por: Igor Mariano da Cruz Paula, Júlia Silva Vieira de Souza, Gabriel de Castro Faria, Jenyfer Cristine da Silva Santos e Fernanda Nunes Cabral (fernanda.cabral@ifmg.edu.br)
Os veículos de comunicação e informação têm mudado ao longo do tempo. O jornal, o rádio, a televisão e a internet foram, em linhas gerais, os principais meios de comunicação da história contemporânea. Contudo, o campo visual se tornou um pouco obsoleto, num mundo onde as pessoas necessitam compartilhar sua atenção constantemente enquanto mantêm-se informadas. Este foi o ponto em que os podcasts surgiram e ganharam cada vez mais espaço na sociedade, sobretudo entre a população mais jovem.
Neste sentido, o podcast “Biologando na Lagoa” surgiu como uma ferramenta complementar para auxiliar os docentes e discentes nas etapas da Educação Básica. Levando em consideração a demanda por ofertas de ensino que promovam a imersão do aluno no conteúdo estudado, o “Biologando na Lagoa” tem como objetivo ampliar os conhecimentos na área de Biologia de forma divertida, intrigante e atrativa. Sendo possível aprender e revisar os conteúdos a qualquer momento, garantindo a expansão do saber científico e curiosidades relacionadas de modo acessível e rápido.
O projeto está sendo realizado no IFMG campus Bambuí. Atualmente, a instituição conta com um estúdio audiovisual munido com instrumentos apropriados e com um profissional capacitado para a gravação e edição dos materiais produzidos. O projeto é executado pelos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG campus Bambuí, que atuam como bolsistas residentes do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O planejamento e execução do projeto ocorre em quatro etapas: elaboração de roteiros e questões-problema, gravação dos episódios que contêm a resposta correta à questão-problema, avaliação dos alunos por meio das questões e divulgação nas redes sociais. Os episódios têm duração de três a cinco minutos e são submetidos à plataforma Spotify, onde o acesso é disponibilizado ao público-alvo do projeto e também à comunidade externa.
Figura 1 - Reunião entre os orientadores e bolsistas do Programa de Residência Pedagógica, alinhando as datas de gravações do “Biologando na Lagoa” e realizando a elaboração dos roteiros.
Os primeiros episódios produzidos tiveram foco no segundo ano do Ensino Médio, uma etapa desafiadora tanto para os alunos quanto para os professores de Biologia, pois são diversos conteúdos a serem ministrados: vírus, bactérias, protozoários, algas, plantas, invertebrados, vertebrados e ainda botânica e fisiologia humana, em um curto intervalo de tempo. Até o momento existem 21 episódios gravados.
Figura 2 - Relação de episódios gravados.
O projeto “Biologando na Lagoa” está apenas no início e os próximos alunos bolsistas e voluntários do Programa de Residência Pedagógica da CAPES darão continuidade às atividades, gravando novos episódios que atendam ao primeiro e terceiro ano do Ensino Médio, além de episódios complementares ao segundo ano.
Agradecemos imensamente ao Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Agradecemos aos coordenadores do Programa Profa. Dra. Alcilene Abreu e Prof. Dr. Gustavo Augusto Lacorte, que sempre nos incentivaram e nos deram total apoio. Agradecemos à Clarice Silva Cesário e Márcio Vinícius Medeiros, idealizadores e participantes do projeto. Por fim, e não menos importante, agradecemos ao Fábio Willians Salvador, atual responsável pelo estúdio audiovisual do IFMG campus Bambuí, por todo o auxílio prestado para a realização do projeto.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.