Quarta, 13 Outubro 2021 17:23

O incrível mundo dos "rola-bostas"

Besouros rola-bostas carregando uma massa fecal Besouros rola-bostas carregando uma massa fecal

Por Gabriel de Castro Jacques (gabriel.jacques@ifmg.edu.br), Jaymess Roberth Duarte, Jeicilene Barros Carvalho e Júlia Silva Vieira de Souza

Rola-bosta é como os besouros pertencentes à subfamília Scarabaeinae, família Scarabaeidae, são popularmente conhecidos. Esse apelido está relacionado principalmente à forma de alimentação destes insetos, a copronecrofagia, ou seja, se alimentam de fezes! Além disso, o apelido se deve também ao inusitado comportamento de algumas espécies de deslocarem grandes massas de fezes, enterrando-as sob o solo. E acreditem: eles são capazes de construir galerias para que bolas de excrementos possam ser depositadas e sirvam como sustento tanto para eles quanto para suas larvas!

No Brasil, há uma grande diversidade da fauna de besouros copronecrófagos, sendo 716 espécies distribuídas em 63 gêneros, identificados até agora. Destas 716 espécies, a grande maioria (cerca de 89,4%) são de habitats florestais e, nas pastagens, encontram-se os, aproximadamente, 10,6% restantes da população, dissolvidos em 76 espécies e 20 gêneros.

Os rola-bostas são de grande importância paraa ciclagem de nutrientes dos ecossistemas onde ocorrem, fazendo o papel de processadores de matéria orgânica em decomposição, sendo, portanto, fundamentais na manutenção de ambientes terrestres. Além disso, atuam na dispersão secundária de sementes e aumento da biomassa das plantas, pela maior disponibilidade de nutrientes no solo.

Você acredita que estes insetos também são muito importantes para a pecuária? Um dos maiores problemas em pastagens é o acúmulo de esterco, que além de impossibilitar o crescimento de pasto na região afetada, faz parte do ciclo de vida de pragas conhecidas como “moscas-do-chifre“. Estes besouros ao enterrarem os chamados “bolos fecais”, soterram, também, larvas e ovos da Mosca-dos-chifres e outros patógenos causadores de prejuízos para a pecuária. Os benefícios gerados pelos besouros rola-bostas nos Estados Unidos são estimados em mais de 380 milhões de dólares por ano!

Tipo de besouros compactado

Tipos funcionais de besouros rola-bosta: 1 – Moradores: escavam e montam seus ninhos dentro ou logo abaixo do esterco; 2 – Tuneleiros: cavam túneis abaixo do esterco e movem porções da massa fecal para dentro dos túneis; 3 – Roladores: Removem porções em formato esférico que depois são roladas e enterradas longe da fonte do recurso. Figura extraída e editada de: http://entomology.unl.edu/scilit/dung-beetles, acessado em 26 de agostode 2021.

Motivados em expandir o conhecimento sobre estes besouros a toda comunidade científica, o Prof. Gabriel e seus orientados, Jaymess, Jeicilene e Júlia, estão conduzindo o projeto: “Análise da Biodiversidade de Besouros Copronecrófagos (Coleópteros: Scarabaeidae: Scarabaeinae) em Pastos com Atividade Pecuária e Impactos no Setor”.

O entusiasmo para sua realização, consolidou-se com a intenção de questionar e levantar a biodiversidade de besouros copronecrófagos presente nos pastos utilizados pelo setor pecuário do IFMG - Campus Bambuí. Desse modo, o levantamento destes dados biológicos visa identificar os pastos com maior quantidade de besouros rola-bosta e consequentemente menor incidência de moscas-dos-chifres para o setor pecuário do Campus.

Esperamos, que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a importância destes pequenos animais que, na maioria das vezes, lembramos apenas quando escutamos aquele “crec” embaixo dos nossos pés.

Última modificação em Quarta, 13 Outubro 2021 17:40

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.