Jack Responde: A usina fotovoltaica do IFMG - Campus Bambuí é suficiente para produzir energia para todo o campus?
Olá pessoal!
Vocês sabem o que é uma usina fotovoltaica? E se dissesse para vocês que aqui no campus Bambuí do IFMG temos duas, sendo uma em construção, não achariam o máximo?
Em poucas palavras, podemos dizer que uma usina fotovoltaica é uma estrutura composta por painéis fotovoltaicos que são capazes de produzir energia elétrica a partir da luz do sol. Essa energia, além de mais barata, é considerada limpa e renovável, uma vez que o sol é uma fonte natural e que não gera poluição. Em outubro de 2015, após uma análise de viabilidade e implantação, o IFMG elaborou um processo licitatório para a aquisição de usinas fotovoltaicas e em 2016 foram adquiridas as oito primeiras usinas fotovoltaicas, localizadas nos campi de Governador Valadares, Congonhas, São João Evangelista, Formiga, Ouro Preto, Bambuí, Betim e Ribeirão das Neves.
Da esquerda para a direita, acima, usinas dos campi de Governador Valadares, Congonhas, São João Evangelista, Formiga; abaixo, Ouro Preto, Bambuí, Betim e Ribeirão das Neves.
Fonte: https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/ifmg-implanta-oito-usinas-fotovoltaicas-e-entra-na-era-da-energia-renovavel
Para os demais campi, a instalação das usinas fotovoltaicas se deu em 2019.
Segundo o Pró-Reitor de Administração e Planejamento do IFMG, Leandro Antônio da Conceição, a implantação das usinas de energia fotovoltaica representa uma nova porta de acesso à pesquisa, formação de mão de obra e, consequentemente, redução de gastos para o Instituto. Essa ação também é estratégica, pois visa à sustentabilidade energética de todas as instalações do IFMG.
A respeito da usina fotovoltaica do campus Bambuí buscaremos, com a ajuda do professor Carlos Renato Nolli, responder a seguinte pergunta da nossa estimada leitora Lara Soares:
A usina fotovoltaica do IFMG - Campus Bambuí é suficiente para produzir energia para todo o campus?
Por Carlos Renato Nolli (renato.nolli@ifmg.edu.br)
A usina instalada na reta da lagoa possui uma capacidade geradora de 28 kWp e, a segunda, em fase de instalação no estacionamento do prédio administrativo, uma capacidade de 45 kWp. A geração da energia produzida por essas usinas pode variar por vários motivos, assim como o consumo da energia no campus, que depende das atividades realizadas ao longo do mês. Fazendo algumas considerações e aproximações, as usinas são capazes de suprir algo próximo de 15% da energia necessária para o funcionamento do campus em condições normais. O que não implica diretamente na redução das contas de energia em 15%, devido a forma com é feito a tarifação.
COMENTÁRIOS
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.