JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 413
Quinta, 19 Outubro 2023 09:30

Estudantes do IFMG - Campus Bambuí desenvolvem sistema inovador para gerenciamento de compras de alimentos para o Restaurante Estudantil

Estudantes do IFMG - Campus Bambuí Estudantes do IFMG - Campus Bambuí Fonte: Próprio autor

Por Marcos Roberto Ribeiro (marcos.ribeiro@ifmg.edu.br); Ana Maria de Freitas Barcelos; Jorge Luís Vieira Murilo; Lucas Batista dos Santos; Jefferson Luiz Gomides

O projeto "Sistema de gerenciamento de recursos do PNAE e fornecedores do restaurante estudantil do IFMG - Campus Bambuí", desenvolvido por estudantes do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), Campus Bambuí, foi premiado na XIX Feira de Inovação e Produção Acadêmica (FIPA) de 2022, realizada no próprio campus.

O projeto teve como objetivo automatizar o processo de compras de alimentos para o Restaurante Estudantil do IFMG - Campus Bambuí, que participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que trata da aquisição de alimentos destinados à alimentação escolar da Instituição. Atualmente, o gerenciamento do processo de compras é feito por meio de planilhas eletrônicas, o que dificulta a comunicação com os agricultores familiares que fornecem os alimentos para o restaurante, além de tornar o gerenciamento do processo mais trabalhoso.

A solução desenvolvida pelos estudantes permitiu o controle de todo o processo de compras de forma automatizada, incluindo o levantamento de preços, disponibilidade e quantidade de alimentos necessários. O sistema também mantém uma lista de fornecedores, oferecendo uma via de mão dupla para a comunicação, além de manter um histórico da média de preços dos alimentos em cada edital. Com essa ferramenta, os fornecedores de alimentos e o IFMG - Campus Bambuí conseguem se comunicar de forma mais eficiente, além de garantir mais transparência no processo de compras e um melhor controle dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A figura a seguir mostra, como exemplo, a tela de cadastro de alimentos do sistema.

Figura 1 - Tela de cadastro de alimentos do sistema
Fonte: Elaborado pelos Autores, 2023.

A premiação na FIPA de 2022 foi um reconhecimento importante para o projeto, que teve como participantes estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de alimentos, orientados pelos servidores Marcos Roberto Ribeiro (Professor de Computação) e Ana Maria de Freitas Barcelos (Nutricionista da Instituição). Com a conclusão do projeto, todo o código desenvolvido foi disponibilizado na forma de software livre na plataforma GitHub (https://github.com/nessolifmg/compnae). Assim, o sistema desenvolvido pode ser replicado e utilizado por qualquer instituição que tenha interesse. Além disso, os participantes do projeto iniciaram um pedido de registro do software para proteção dos direitos autorais.

Última modificação em Quarta, 25 Outubro 2023 13:38