Quarta, 30 Outubro 2024 21:10

Jack Responde: De onde vem o nome "bug" para erros na computação?

Imagem do jacaré Jack de frente para um computador questionando de onde vem a palavra bug. Imagem do jacaré Jack de frente para um computador questionando de onde vem a palavra bug. Amanda Iamaguchi

Olá, caros leitores!

No texto desta semana estaremos tirando a dúvida de um leitor, que gostaria de saber de onde vem o nome bug para os erros que costumam ocorrer nos computadores. Para nos ajudar com essa resposta, contaremos com a colaboração do professor do curso de Engenharia de Computação, do IFMG-Bambuí, Álvaro Antônio Fonseca de Souza.

De onde vem o nome "bug" para erros na computação?

Por Álvaro Antônio Fonseca de Souza (alvaro.souza@ifmg.edu.br)

A palavra "bug" vem do inglês e significa inseto. Acredita-se que o termo “Bug” foi utilizado no século XIX, por Thomas Edison, para descrever defeitos em máquinas. Em Ciência da computação, o termo foi utilizado pela primeira vez em 1945 por Grace Murray Hopper (1906 - 1992), uma cientista da computação norte-americana e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos da América nas décadas de 1940 e 1950, mostrada na Figura 1.

 Figura 1 bug Easy

Figura 1: Grace Murray Hopper.
Fonte: https://epraja.com.br/o-que-e-bug-conheca-a-origem-do-termo-e-seu-impacto-na-industria-da-tecnologia/

Em 9 de setembro de 1945, Grace Hopper trabalhava em um protótipo do computador Mark II, em Harvard, e encontrou uma mariposa morta dentro do relé 70 do painel F. As asas da mariposa impediram o contato dos relés e este fato foi descrito como o primeiro “Bug” de computador. A Figura 2 mostra uma foto do registro de uso do computador em que aparecem as anotações do local onde ocorreu o bug com a frase “O primeiro caso real de bug encontrado” e a própria mariposa adicionada ao registro presa com uma fita. Desde então o termo “Bug” é atribuído, principalmente, a falhas em programas de computador.

 Figura 2 bug

Figura 2: Primeiro “Bug” de computador da história.
Fonte: Wazlawick, R. S. História da computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Os códigos de programação de computador estão sujeitos a diversos tipos de falhas, assim, um termo único que descreve tais falhas foi pragmático na descrição dos diversos problemas de softwares. Grace Hopper cunhou o termo “debuggar” que significa remover os “bugs” ou erros de um programa de computador. Debuggar o código significa analisar os locais dos possíveis problemas do código e corrigi-los.

Última modificação em Quarta, 30 Outubro 2024 21:36

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.