Terça, 15 Outubro 2024 15:39

Inovação de produtos: Bebida láctea proteica energética com potencial prebiótico

Figura 1. Protótipo da bebida láctea feita pelo software Pacdora. Figura 1. Protótipo da bebida láctea feita pelo software Pacdora. Autores, 2023.

Por: Mateus Vinícius Carvalho Simões; Amanda Iamaguchi; Alessandra de Fátima Barcelos; Yslan Santos da Silva;  Rafaela Corrêa Pereira (rafaela.correa@ifmg.edu.br)

Diante do aumento da expectativa de vida da população e da maior preocupação com a qualidade de vida, a demanda por produtos mais saudáveis tem aumentado exponencialmente. O consumidor, cada vez mais exigente e com menos tempo para preparar refeições, busca alimentos e bebidas de fácil preparo, tornando a conveniência um fator na escolha desses produtos. Nesse contexto, o mercado de bebidas lácteas proteicas apresenta grande potencial de crescimento e inovação, à medida que mais consumidores procuram opções saudáveis e convenientes para complementar suas dietas.

Assim, foi desenvolvida uma bebida láctea com o intuito de combinar diferentes elementos já existentes no mercado para a criação de um produto inovador. A ideia nasceu da disciplina de Desenvolvimento de Novos Produtos ministrada pela professora Rafaela Corrêa Pereira e pelos alunos Mateus Vinícius Carvalho Simões e Yslan Santos da Silva do curso em Engenharia de Alimentos do IFMG campus Bambuí. De início, uma pesquisa junto aos consumidores de bebidas lácteas permitiu compreender a percepção do consumidor sobre essa categoria de produtos, revelando grande interesse por bebidas lácteas saudáveis e energéticas, com sabor diferenciado, especialmente formuladas para auxiliar na manutenção da saúde aliada à praticidade.

Com base nessa compreensão, o desenvolvimento de uma bebida láctea proteica energética com potencial prebiótico, utilizando ingredientes como leite, soro de leite, farinha de banana verde, soro de leite em pó, banana, pasta de amendoim, cafeína e vitaminas foi proposto, de maneira a proporcionar apelo diferenciado à bebida láctea, considerando principalmente o aporte energético e à saciedade (Figura 1).

De acordo com a legislação, a bebida láctea se encaixa na categoria de bebida láctea com adição, ou seja, é um tipo de bebida feita misturando diferentes tipos de leite (como leite fresco, pasteurizado, leite em pó, entre outros) com soro de leite, podendo incluir também outros ingredientes como substâncias alimentícias, gordura vegetal, leites fermentados e outros produtos lácteos.

O processamento da bebida láctea foi conduzido adotando as Boas Práticas de Fabricação (BPF), seguindo o fluxograma abaixo (Figura 2).

flusxo

Figura 2. Fluxograma do desenvolvimento da bebida láctea. Fonte: Autores, 2023.

Os benefícios obtidos com os ingredientes escolhidos para esta bebida são diversos. O leite, conhecido pela sua riqueza nutricional, oferece proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais importantes, como a vitamina A e cálcio. O soro de leite, um subproduto da produção de queijos, é rico em aminoácidos essenciais, de fácil absorção pelo corpo. A inclusão da farinha de banana verde, obtida da desidratação da biomassa de banana verde, enriquece a bebida com fibras e amido resistente e elimina a necessidade de espessantes tradicionais, e promove propriedades prebióticas para o intestino. A cafeína, famosa por seu efeito estimulante, contribui para melhorar o foco e o desempenho cognitivo. E por fim, a banana e a pasta de amendoim foram escolhidas como opções viáveis para proporcionar uma experiência sensorial mais saborosa, diferentemente das bebidas lácteas com cafeína comuns no mercado, que recorrem a sabores de chocolate e café.

Após conduzir um grupo com foco em estudantes de diferentes cursos para a coleta de sugestões visando melhorias na bebida láctea, a impressão geral do produto apresentado foi avaliada e recebeu uma nota média de 8,4 em uma escala de 1 a 10 pontos, indicando que a bebida láctea foi amplamente aceita pelos consumidores. Posteriormente, a bebida foi apresentada na XX Feira de Inovação Acadêmica (FIPA) do IFMG campus Bambuí e também se destacou pela sua capacidade de satisfazer as expectativas dos consumidores, recebendo feedbacks positivos, unindo conveniência, saúde e sabor diferenciado.

Última modificação em Terça, 15 Outubro 2024 15:48