Quarta, 12 Novembro 2025 17:59

Projeto de Ensino: Positiva Mente

Logo do Projeto Positiva Mente Logo do Projeto Positiva Mente Dos autores, 2024.

Por: Isabel Maria Ferreira, Isamara Maria Ferreira e Aracele de Paula Garcia (aracele.garcia@ifmg.edu.br)

Ao ingressarem na Moradia Estudantil do IFMG - Campus Bambuí, os estudantes enfrentam mudanças desafiadoras, como a separação da família, convivência com colegas de diferentes hábitos e adaptação às normas e à limpeza dos espaços comunitários. Essas mudanças podem causar estresse, conflitos e dificuldade de adaptação, evidenciando a necessidade de atividades que promovam acolhimento e bem-estar. Diante do exposto, o projeto Positiva Mente foi criado com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes residentes na Moradia Estudantil do IFMG - Campus Bambuí.

Como parte das ações do projeto, em 2024, foram desenvolvidas diversas atividades que contemplaram diferentes aspectos do bem-estar, sendo elas:

I) Roda de conversa: Papo entre elas, com o tema “Pressões e expectativas: como lidar?”, mediado pela psicóloga, Nádia Muffato, proporcionou às alunas um espaço para expor sentimentos e preocupações, promovendo escuta e acolhimento (Figura 2).

Figura 2. Roda de conversa sobre como lidar com pressões e expectativas.

FIG2

II) Oficina de Emoções: ministrada pela servidora Patrícia Teles que realizou testes sobre saúde social e mental, técnicas de relaxamento. Além disso, as alunas Isabel Ferreira e Isamara Ferreira também realizaram uma dinâmica sobre pensamentos positivos e negativos (Figura 3).

Figura 3. Oficina de Emoções.

FIG3

III) Bate-papo: Empoderamento feminino, conduzido pela Médica Veterinária e licenciada em Ciências Biológicas, Clarice Césario, proporcionou reflexões sobre o significado de empoderamento feminino e como ele se manifesta, autoconfiança, autoconhecimento, coragem e determinação (Figura 4).

Figura 4. Bate-papo sobre empoderamento feminino.

FIG4

IV) Oficina: Técnicas contra ansiedade, ministrada pela psicóloga Nádia Muffato, que deu instrução e prática de métodos simples e práticos de prevenção e combate à ansiedade e ao estresse (Figura 5).

Figura 5. Oficina sobre técnicas contra ansiedade

FIG5

Foram realizadas oficinas diversas tais: Oficina de Artesanato em feltro, ministrada pela orientadora do projeto Aracele Garcia; Oficina de Meditação e Yoga, ministrada pela instrutora de yoga e servidora do campus Patrícia Teles; e Oficina de Maquiagem e Trança ministrada pelas alunas e residentes da moradia estudantil Stephanny Layz e Paôla Emanuelly, conforme mostrado nas Figuras 6, 7 e 8, respectivamente.

Figura 6. Residentes da Moradia Estudantil durante a oficina de artesanato em feltro

FIG6

Figura 7. Momentos da oficina de meditação e yoga.

FIG7

Figura 8. Oficina de maquiagem e trança.

FIG8

Foi realizado ainda o Campeonato de Futsal Masculino da Moradia Estudantil, que contou com o apoio do núcleo de Educação Física e a organização do aluno Ricardo Júnior Silva. Estudantes de vários quartos participaram, sendo organizados em dois grupos (A e B). Ao término do campeonato, foram entregues medalhas para o time campeão e o vice-campeão (Figura 9).

Figura 9: Campeonato de Futsal Masculino

FIG9

V) Mesa redonda: A mesa redonda “Os impactos do bullying na saúde mental”, foi ministrada pela professora Rosemary Costa e a assistente social Monícia Lemos, onde foram abordados assuntos como significado do termo bullying e sua origem, importância de denunciar, impactos na vida das vítimas, entre outros (Figura 10).

Figura 10. Mesa redonda sobre os impactos do bullying na saúde mental.

FIG10

VI) Roda de conversa: A roda de conversas “Destruindo estereótipos e preconceitos”, ministrada pelas professoras do IFMG - Campus Bambuí Mara Lima e Meryene Carvalho, com o intuito de romper barreiras e preconceitos (Figura 11).

Figura 11. Roda de conversa com o tema destruindo estereótipos e preconceitos.

FIG11

O projeto mostrou-se viável e essencial para promover o bem-estar dos residentes da Moradia Estudantil, visto que as atividades desenvolvidas geraram engajamento dos estudantes, fortaleceram laços interpessoais e melhoraram a autoestima dos participantes. Também foi notável o interesse da comunidade pelas ações desenvolvidas, demonstrando a relevância do projeto para a comunidade acadêmica. Por fim, a equipe do Projeto Positiva Mente agradece a todos os envolvidos por contribuírem para um ambiente acolhedor e receptivo.

Última modificação em Quarta, 12 Novembro 2025 18:17

COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.